Usar Compartilhadores P2P para Baixar Músicas com Segurança

A maioria das pessoas pensa que a única maneira de ser infectado por um vírus ou worm é clicando em links de sites suspeitos ou executar arquivos infectados. Malwares, assim como worms e os vírus ficam espalhados dessa maneira – mas essas não são as únicas maneiras ser atacado por algum deles. Outra forma de permitir que malwares sejam introduzidos em seu sistema é através da tecnologia ponto-a-ponto (P2P), apesar de que muitos programas antivírus e firewalls são capazes de instantaneamente detectar atividades suspeitas em aplicações P2P.

O ponto-a-ponto, também conhecido como P2P, é mantido por pessoas que compartilham seus arquivos uns com os outros, disponibilizando-os para outras pessoas sem o uso de máquinas ou servidores estáveis. P2P foi popularizado por redes de compartilhamento como o Napster e o KaZaa. Uma rede ponto-a-ponto permite que seus usuários se conectem, transfiram e compartilhem seus arquivos para outra máquina de forma direta e imediata.

Aplicações de software ponto-a-ponto são amplamente utilizados pelas pessoas hoje em dia. A maioria das vezes, o P2P é usado quando você deseja procurar e baixar filmes, músicas e outros arquivos. Alguns exemplos de aplicações P2P muito utilizadas no Brasil são o LimeWire, Kazaa, Morpheus, Shareaza, Ares e eMule.

Estas aplicações permitem-lhe obter uma enorme quantidade de arquivos facilmente. Elas distribuem esses arquivos e você fica a um clique de distância de obter qualquer arquivo que desejar. No entanto, existem alguns perigos no uso de aplicações ponto-a-ponto. Embora estes softwares ofereçam o fácil compartilhamento de arquivos entre sistemas, vírus, malwares e cavalos de Tróia ficam livres para serem baixados junto com os outros arquivos. O P2P permite a distribuição de arquivos sem pedir permissão estrita da pessoa ou empresa que tenha os arquivos e/ou seus direitos autorais. Portanto, existe realmente a necessidade de estar consciente e duvidoso dos arquivos que estão sendo carregados e compartilhados em redes P2P.

Aqui estão algumas das dicas que você pode querer saber sobre uso de aplicativos P2P com segurança:

Esteja atento ao tamanho dos arquivos do arquivos de música que você estiver baixando. Arquivos de música em mp3 geralmente são pequenos, em torno de 3 a 10 megabytes; Desconfie de arquivos menores ou maiores que esta média.

Você também poderá usar a “proteção de privacidade” existente nos aplicativos P2P. As gravadoras podem pegar você baixando suas músicas sem permissão e processá-lo por baixar distribuir seus arquivos sem autorização. Usando os recursos de privacidade, suas informações pessoais estarão seguras.

Aprender como as coisas são operadas em um sistema de compartilhamento de arquivos também pode ajudar. Ele pode ajudá-lo a evitar o download de arquivos maliciosos. Se você baixar aplicativos e programas que usam P2P, você deve instruir seu firewall ou seu software antivírus para verificar os arquivos baixados antes de executá-los, só para ter certeza de que eles não tenham algum malware disfarçado.

Você também deve conhecer os riscos de compartilhar seus arquivos. Além de ser processado caso suas informações pessoais sejam compartilhadas, você pode também baixar arquivos maliciosos e spywares de sistemas de partilha de ficheiro. Estes podem causar sérios danos quando importados para o seu computador. Além disso, seus filhos podem baixar material impróprio com facilidade.

É muito importante ter cuidado em fazer uploads e downloads de arquivos que são distribuídos por sistemas de compartilhamento P2P. Não há garantia plena de que você está completamente seguro contra os riscos que vêm junto com uso desses programas. Faça sempre uso de softwares antivírus e deixe seu firewall sempre ativado para monitorar todas as entradas e saídas de tráfego dentro das conexões P2P.

  • Ellen

    Quando eu instalei o Ares no meu computador, abriu uma janelinha falando sobre esse negócio do "público" e "privado", e eu marquei "privado", tem como eu trocar pro "público"? Se tiver, me ajuda, por favor!