Como Ter Sucesso no Curso de Engenharia

Buchas do trambulador

Sucesso no Curso de Engenharia

Em tempos de provas decisivas – Vestibular, Enem, etc – o estudante que tem o interesse de cursar Engenharia precisa dedicar-se a horas intensificadas de estudos e também realizar cursos independentes. Isso é essencial tanto para garantir o acesso à Universidade, quanto para obter conhecimentos importantes em outras áreas, que na hora de conseguir um emprego podem servir como pontos diferenciais. Há várias áreas: Engenharia mecânica, civil, elétrica, química, mecatrônica, etc. Cada uma delas com suas peculiaridades, e exigências. O ponto em comum é: na fase de estudos a dedicação deve ser redobrada nas matérias exata para todas as áreas.

 Tire dúvidas sempre que tiver

 É óbvio que não há receita de bolo para o sucesso na área, o sucesso ou insucesso de alguém não pode ser considerado sorte ou azar. O importante, – seja qual for o ramo profissional – é escolher a área na qual se adeque às suas qualificações. Em outras palavras, se você não é bom em matemática, não tem o interesse pela área de projetos, criação, ou modelação de peças não faz sentido trabalhar com Engenharia Mecânica. Em relação ao curso, o essencial é manter-se tranquilo e ter sobriedade e equilíbrio para enfrentar as dificuldades do caminho – que não serão poucas – com disposição, sem pensar em abandonar o barco.

 É importantíssimo ter os professores como aliados no processo de aprendizagem, perguntar sempre que tiver dúvidas, e desafiar os mestres com questões novas, leve dúvidas que surgiram em casa consequentes da leitura de um livro novo. Por falar em livro, é válido estimar a aprendizagem teórica. Leia bastante sobre áreas habituais, ou assuntos novos que complementam a grade de disciplinas.

Software solidworks – Aprendizado extra

Pesquise sobre assuntos novos. Como em todos os ramos em que a tecnologia tem função protagonista, e renova-se com frequência; em Engenharia não é diferente. O aprendizado de ferramentas novas como o solidworks – software usado desenhar peças metálicas em formato 3D –  é útil antes mesmo que o aluno de Engenharia seja congratulado com o diploma.