Como Respeitar e Conseguir Ser Respeitado em Sociedade

Vivemos numa sociedade que está em constante transformação, seja no campo da economia, da política, da ciência ou da tecnologia. Por exemplo, por causa da mídia, em especial a mídia digital, é espantosa a velocidade com que as informações chegam até nós, de todos os cantos do mundo, comprovando a força dessa constante transformação que tem contribuído e muito para a melhora da nossa qualidade de vida.

Contudo, entendemos que sem o cultivo do respeito mútuo, qualquer transformação pode ficar totalmente comprometida. A razão principal é que precisamos de uma convivência saudável não só para vivermos juntos em sociedade, mas também para garantirmos às futuras gerações um mundo que seja um pouco mais justo e acolhedor. A nossa sobrevivência depende disso.

O respeito e as suas duas vertentes

Sabe-se que o respeito está entre os principais alicerces para manutenção de qualquer sociedade, em todos os sentidos. O respeito em geral tem duas vertentes: a primeira tem a ver com o respeito por si próprio. Isso significa que a pessoa precisa primeiro se conhecer melhor por dentro, analisando todos os dias a sua atitude e comportamento, ou seja, reconhecer primeiro em si os direitos e as obrigações para se viver em sociedade. Até porque quem não se respeita como pessoa, estando bem consigo mesmo, dificilmente irá conseguir respeitar o seu semelhante.

Já a segunda vertente tem ligação direta com o respeito ao próximo, e isso também é essencial para o cultivo do respeito. O respeito ao próximo significa não tentar discriminar ou ofender alguém pela sua diferença em relação a nós, seja ela cultural, racial, religiosa ou qualquer outra; significa também ser educado com todos, sem fazer qualquer distinção de sexo e idade. É por isso que é importantíssimo a criança ser criada e educada num lar onde o respeito entre pai e mãe, e entre pais e filhos é uma rotina pacífica e diária.

É ali que a criança, através do exemplo salutar dos próprios pais, consegue entender a importância do cultivo do respeito em qualquer área da vida, e os benefícios que resultam disso.
Portanto, somente respeitando e sendo respeitados como indivíduos, é que conseguiremos finalmente viver de um modo mais digno numa sociedade que está sempre em constante transformação. E os pais têm um papel fundamental em implantar a semente do amor e respeito no coração dos filhos, e isso com certeza contribuirá para mantermos viva a estrutura de nossa sociedade, que é a própria família.