Como Organizar a sua Mesa de Escritório

Espaços amplos, poucos móveis e áreas bem iluminadas. Esta parece ser uma tendência da arquitetura e decoração de empresas de diversos setores. Para combinar com o estilo clean do ambiente, as mesas (ou estações de trabalho) devem, da mesma forma, ser organizadas, ter um bom espaço disponível para suas atividades e, principalmente, ser funcional.

Conforme aponta o site Secretária Moderna, a organização no ambiente profissional pode ser utilizada como fator de produtividade dos funcionários. Segundo o texto a falta de organização prejudica a produtividade, pois há um acumulo de trabalho, adiamento de tarefas e muita indecisão. Sendo assim, é necessário manter a sua estação de trabalho bem organizada, o espaço disponível precisa ser bem utilizado de modo que seus materiais estejam ao seu alcance.

Existem muitos organizadores de material de escritório, que são estruturas de acrílico – embora existam também versões em metal e plástico – com divisórias próprias para cada um dos itens mais comuns em um escritório, desde cartão de visita a grampeadores. Esses organizadores resolvem muito bem o problema de falta de espaço numa mesa de escritório, pois agrupa todos os objetos de forma simples e eficiente. Se o problema de desorganização se estende também para suas gavetas, também existe um organizador de gavetas, com muitas divisórias de vários tamanhos.

Organizar mesa de escritório

Organizar mesa de escritório

Para quem utiliza monitor fino em geral (que não mais leves que os antigos CRT), existem suportes que servem tanto para aumentar a altura do monitor, quando para separar e organizar os tipos de papéis, como papel sulfite A4. Com um suporte desse já se ganha mais algum espaço para sua organização.

Como dica final, só me resta dizer: não se desespere com a bagunça. Dedique uma hora ou uma tarde – um dia inteiro se a bagunça for grande – para sua organização. A parte mais fácil de ser uma pessoa organizada é manter a organização. A difícil é jogar a preguiça pela janela e colocar as mãos na massa.