Como Formatar um Computador

Guia passo a passo de como formatar um computador instalando o Windows

1 – Fazer backup da sua informação

Antes de começar qualquer processo de formatação de um computador, e visto que essa formatação irá apagar todos os dados contidos no disco rígido da sua máquina, deve fazer um backup da sua informação para um DVD ou disco externo ou qualquer outro dispositivo de armazenamento externo.

Para esse processo pode usar o próprio sistema de backup do Windows ou então qualquer ouro software de backup que abundam pela Internet.

2- Certificar-se que tem todo o software necessário

Aconselho que faça uma pequena lista do material necessário à formatação e que verifique (2 vezes) se tem tudo disponível.

3- Começar a formatação

Insira o CD/DVD do sistema operativo (a minha explicação irá basear-se no Windows) e reinicie o computador. Irá aparecer uma mensagem a perguntar se pretende arrancar pelo cd, e se sim prima uma tecla. Prima uma tecla qualquer e espere. Irá aparecer um ecrã azul com uns “dizeres” e terá de esperar pelo final da extracção dos dados necessários à formatação e reinstalação do sistema operativo.

4- Crie partições

Recomenda-se, sempre que possível, que sejam criada pelo menos 2 partições, uma onde vai instalar o sistema operativo e posteriormente os softwares, e uma segunda onde deverá guardar os seus ficheiros e outros dados pessoais. Esta dica irá evitar dores de cabeça futuras. Guardando os seus ficheiros pessoais numa partição diferente da do sistema operativo, em caso de corrupção do sistema, os seus ficheiros não serão afectados.

5- Formate o computador

Depois de escolher a partição onde pretende instalar o sistema operativo, vai-lhe ser pedida que tipo de formatação pretende. Normalmente as opções são 4 divididas em 2 categorias. NTFS – rápida ou lenta Fat (rápida ou lenta). Eu pessoalmente e com os sistema operativos mais recentes, costumo usar o NTFS. A minha escolha entre o rápido e ou lento depende sempre de alguns factores. O que eu tenho, normalmente mais em conta é o que “causou” a necessidade de formatação da máquina.

6- Instale o sistema Operativo

A partir deste ponto, o computador instala (quase de forma autónoma) o sistema operativo. Ao logo da instalação, será solicita alguma informação, como a serial key do Sistema Operativo, a linguagem e algumas definições de rede (na rede deixe o padrão).

7-Reinstalar tudo

Após o sistema operativo deverá reinstalar os drivers para o seu computador (normalmente são fornecidos pelo fabricante em cd aquando da compra do equipamento). Deverá depois disso reinstalar os softwares que usa, sendo que aconselho que o primeiro de todos seja o anti-vírus.

Estes são os passos básicos para uma formatação e reinstalação de sistema operativo. Claro que aconselho que seja sempre feito por alguém com alguma experiência, visto que se este processo não for efectuado de forma correcta, poderá criar mais problemas do que aqueles que pretendia resolver com a formatação.