Como Financiar Uma Casa pela Caixa

Financiamento de imóvel pela Caixa Econômica Federal

Há alguns anos, a Caixa Econômica Federal oferece aos clientes de todo o Brasil a possibilidade de financiamento em prol de se adquirir um imóvel. Nesse sistema da Caixa, existem diversas modalidades de financiamento, buscando adequar-se às possibilidades financeiras de cada pessoa e/ou família, variando de acordo com renda mensal, localidade da moradia (urbana ou rural) e tipo de negócio, que pode ser a compra de um imóvel novo ou usado, em forma de arrendamento ou até mesmo compra de terreno ou de projeto (planta) de uma casa, com a finalidade de se construí-la. O Financiamento de imóvel da Caixa, conhecido como Minha Casa Minha Vida, é um programa do governo que já beneficiou mais de um milhão de famílias em todo o país e que pretende, até o ano de 2014, construir ou financiar mais 2 milhões de residências.

Dicas para você que deseja fazer um financiamento.

Dicas para você que deseja fazer um financiamento.

Como funciona o programa Minha Casa Minha Vida

Este programa funciona da seguinte maneira: primeiramente, é feita uma análise do perfil da família que deseja participar do programa, analisando-se a renda familiar mensal, com a finalidade de estipular o valor total que pode ter o imóvel, bem como o valor das parcelas. Para quem tem renda mensal de até três salários mínimos, o valor inicial da parcela não pode ser maior do que 10%, o que pode variar se houver pagamento de valor de entrada. Se a renda familiar mensal for de três a seis salários mínimos, o valor máximo das parcelas é de 20% do ganho. Para quem ganha entre seis e dez salários mínimos, existem o benefício de fundo garantidor, ajudando a família em caso de perda de renda. Em ambos os casos, há grande corte de custos com cartório para registrar o imóvel, bem como há baixíssimas taxas de juros.

Como adentrar ao programa

Para ser um beneficiado do programa, deve-se estudar o tipo de financiamento, que pode ser feito através do próprio site da Caixa, onde há a disposição das possíveis linhas de crédito. Após isso, deve-se ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com documentação necessária para comprovação de renda e, por fim, deve-se escolher o imóvel desejado e aguardar a aprovação do financiamento.