Como Fazer um Aquecedor Solar de Garrafas PET

Como Fazer um Aquecedor Solar de Garrafas PET

Como Fazer um Aquecedor Solar de Garrafas PET

Para ver o manual de como fazer um aquecedor solar de baixo custo com garrafas pet, Clique no link.O catarinense José Alcino Alano viaja o Brasil e outros países  fazendo demonstração de seu projeto de construção e instalação de aquecedores solares com garrafas pet. O equipamento proporciona economia de energia elétrica e beneficia moradores de baixa renda. Ele é o criador do equipamento, que ganhou notoriedade no país.

O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água.

As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto foscos para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. Aágua sai da caixa d água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.

Benefícios do aquecedor solar de garrafas pet

A energia solar é uma das formas mais abundantes de energia limpa encontrada no planeta. Os benefícios de construir um aquecedor solar feito com garrafas pet são inúmeros. Primeiro porque se gasta uma quantia enorme de energia elétrica para aquecer a água: O chuveiro quente em média consome a maior parte da energia em nossas casas. Segundo porque as garrafas pet são baratas e muito abundantes.

Quando não usadas ou não encaminhadas para a reciclagem, as garrafas pet demoram centenas de anos para se decompor, sendo um poderoso agente de poluição. Construir um aquecedor solar de garrafas pet é uma maneira efetiva de juntar o útil agradável, ou seja, usar o lixo para produzir algo de útil que vai gerar economia por anos e anos em sua conta de luz. No link fornecido no início do artigo, é possível conferir o projeto completo de como construir e implementar esse aquecedor solar ecológico que já está virando sucesso no Brasil inteiro.

Confira abaixo a reportagem onde o próprio criador do sistema, José Alcino, fala sobre o aquecedor solar de garrafas pet e como desenvolvê-lo:

  • cosme Pires

    Muito inteligente o artigo, e merecedor dos prêmios auferidos.
    O site está de parabéns pela publicação. Continuen assim, pois serei leitor assíduo.
    Eu já escrevo artigos para um site, relativos a eletricidade, quem sabe poderei escrever também aqui.
    Abraços Cosme Pìres

  • Aluizio Araujo

    Parabéns ao Murall por postar um projeto sustentável que tanto estamos precisando, no sentido de informação para que possamos aderir essa cultura de sustentabilidade em usarmos sempre energia limpa sem efeitos colaterais contra nós mesmo. Parabéns ao senhor Jesé Alcino por mudar com seu projeto essa cultura citada acima e até projeto no legislativo federal será certamente elaborado no sentido de fazermos uso dessa energia e eliminarmos o tradicional e absoleto chuveiro elétrico que tanto onera nossos rendimentos. Eu estou rindo a toa pela alegria de já está usufluindo da dicas desses projetos por que construi um e mostrarei ao mundo que realmente funciona através da web depois que filmar esse meu coletor solar ou será visto através de satélite em tempo real do meu endereço que colocarei a disposição em breve. Abraço a todos Aluizio Araujo

  • Paschoal Gracioto

    Gostaria que me enviasse este projeto de aquecedor solar para ser colocado em pratica em uma comunidade carente.
    Muito gradecido.

  • ademir souza santos

    caro colega estou com duvida quanto a altura da caixa de agua e o aquecedor no mesmo nivel ou nao

  • Thais Oliveira

    parabéns, excelente. Gostaria de receber este projeto do aquecedor solar para que possa coloca-lo em pratica om meus alunos.

  • mayra lise

    Não consegui acessar o manual, uma mensagem da uol diz não ter essa página disponivel. Há outra forma???

    • Olá Mayra, obrigado por relatar o link quebrado. Corrigimos o link e agora é possível visualizar o projeto.

      • Laurício

        O link tem problemas, é possível disponibiliza-lo novamente?

        Obrigado e parabéns pelo texto

        • Olá Laurício, obrigado por nos avisar deste problema. Colocamos um link para outro manual, mais bem explicado e melhor ilustrado.

  • Agueda Lemos

    Muito engenhoso o invento. Parabéns pela iniciativa e pelo desprendimento. O Brasil está carente de pessoas assim!