Como Fazer um Aquecedor Solar de Garrafas PET

Como Fazer um Aquecedor Solar de Garrafas PET

Para ver o manual de como fazer um aquecedor solar de baixo custo com garrafas pet, Clique no link.O catarinense José Alcino Alano viaja o Brasil e outros países  fazendo demonstração de seu projeto de construção e instalação de aquecedores solares com garrafas pet. O equipamento proporciona economia de energia elétrica e beneficia moradores de baixa renda. Ele é o criador do equipamento, que ganhou notoriedade no país.

O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água.

As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto foscos para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. Aágua sai da caixa d água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.

Benefícios do aquecedor solar de garrafas pet

A energia solar é uma das formas mais abundantes de energia limpa encontrada no planeta. Os benefícios de construir um aquecedor solar feito com garrafas pet são inúmeros. Primeiro porque se gasta uma quantia enorme de energia elétrica para aquecer a água: O chuveiro quente em média consome a maior parte da energia em nossas casas. Segundo porque as garrafas pet são baratas e muito abundantes.

Quando não usadas ou não encaminhadas para a reciclagem, as garrafas pet demoram centenas de anos para se decompor, sendo um poderoso agente de poluição. Construir um aquecedor solar de garrafas pet é uma maneira efetiva de juntar o útil agradável, ou seja, usar o lixo para produzir algo de útil que vai gerar economia por anos e anos em sua conta de luz. No link fornecido no início do artigo, é possível conferir o projeto completo de como construir e implementar esse aquecedor solar ecológico que já está virando sucesso no Brasil inteiro.

Confira abaixo a reportagem onde o próprio criador do sistema, José Alcino, fala sobre o aquecedor solar de garrafas pet e como desenvolvê-lo:

Share Button