Como fazer a limpeza dos pisos laminados?

Os pisos laminados são excelentes opções acessíveis e que oferecerem um acabamento estético muito elegante para a casa. Por isso, eles fazem muito sucesso entre os que procuram por um revestimento bem atraente e econômico.

O piso laminado também conta com a vantagem de oferecer uma instalação facilitada, já que podem ser colocados por cima de pisos antigos, sem a necessidade de retirá-los.

Como fazer a limpeza dos pisos laminados?

Porém, os laminados necessitam de cuidados específicos para não ficarem arranhados ou com o aspecto de deformados, devendo ser limpos regularmente.

O presente artigo destina-se a orientar sobre o processo de limpeza destes modelos de piso, assim como esclarecer algumas dúvidas que possam surgir acerca do tema.

Como realizar a limpeza dos pisos laminados?

Se você escolheu ter um piso laminado em sua casa, deve se atentar aos cuidados mais básicos para mantê-los limpos e livres de manchas indesejáveis, para que eles possam estar sempre com o aspecto de novos.

Desta forma, foram listadas adiante algumas dicas para orientar esse processo de limpeza.

Limpeza leve

  1. Varra sempre o chão

Para a limpeza do dia-a-dia, é recomendável varrer o chão com uma vassoura de cerdas extremamente macias.

Apesar de o piso laminado ser resistente a riscos, ainda assim existem chances de ocorrerem arranhões, caso haja um acúmulo muito grande de detritos de sujeira no chão.

Desta forma, é necessário que a limpeza seja feita diariamente para evitar que acidentes deste tipo aconteçam.

Pode-se usar também um aspirador de pó que contenha uma escova macia. O importante é nunca usar vassouras de piaçava, pois elas danificarão o revestimento do laminado.

  1. É necessário limpar derramamentos imediatamente

Com o piso laminado, se torna necessário que líquidos, comidas e outros compostos sejam removidos imediatamente após entrarem em contato com sua superfície.

Desta forma, o ideal é absorver os excessos com um pano macio que esteja seco e, após este procedimento, passar um pano úmido para retirar algum resíduo.

É importante ressaltar que não se deve deixar o piso laminado úmido por muito tempo, sendo necessária a secagem após a limpeza quase que imediatamente.

Limpeza completa

  1. Faxina uma vez na semana

Para conservar a aparência de novo e limpo do piso laminado, é essencial realizar uma faxina completa pelo menos uma vez na semana.

Para esta ocasião, o ideal é encher um balde com água moderadamente quente e despejar um detergente neutro ou shampoo infantil nele e mexer até que o conteúdo se torne homogêneo.

Após obter um conteúdo homogêneo, é só passar a mistura por todo o cômodo com um pano de microfibra.

É importante aqui não utilizar detergentes que tenham corantes em sua composição e muito menos shampoos de adultos, pois ambos podem manchar o piso laminado.

  1. Faça da água quente uma aliada

O uso de água quente para limpar os pisos laminados pode ser efetuado uma vez ao mês.

O procedimento neste caso é simples: basta encher um balde com água quente e passar pelos cômodos da casa que tenham o revestimento laminado com um esfregão ou rodo com pano macio.

É importante torcer bem o pano ou as fibras do esfregão, pois até mesmo a água pode danificar o piso. O ideal é que o pano esteja levemente úmido.

A água quente é considerada uma das melhores formas para se limpar este tipo de piso, pois oferece uniformidade na limpeza sem deixar marcas.

Além disso, ela oferece menos chances de manchar ou danificar o revestimento de proteção dos pisos laminados, pois é o produto de limpeza mais suave que existe.

Conheça os produtos que devem ou não ser usados

Alguns produtos são contraindicados para serem usados em pisos laminados porque são muito abrasivos ou muito gordurosos.

Produtos como querosene, aguarrás, thinner e semelhantes devem ser evitados, pois têm grandes chances de manchar o revestimento.

O álcool, apesar de ser uma boa opção, só deve ser utilizado quando diluído igualmente em água.

Conclusão

Os revestimentos laminados proporcionam à casa uma aparência sofisticada e elegante, sendo economicamente viáveis e muito duradores, se cuidados de maneira correta.

Sendo assim, a manutenção e limpeza dos pisos laminados é muito fácil de ser realizada, se forem seguidas as dicas acima, possibilitando que a aparência do revestimento esteja sempre nova e brilhante.