Como Evitar Poluição

Evitar Poluição

Evitar a poluição

Existem diversos tipos de poluição. As mais frequentes e citadas são a poluição do ar, a poluição de rios e mares, poluição sonora e visual. Todas atingem a nossa qualidade de vida de alguma maneira e nenhuma delas é agradável.

A poluição atmosférica é gravíssima e pode desencadear desde simples alergias até doenças graves como o câncer. Mas, como evitar a poluição do ar? A sociedade precisa ter consciência ambiental e mudar algumas atitudes diárias. O catalisador dos carros, por exemplo, tem de estar dentro do prazo de validade, afinal, essa é a parte que filtra o combustível antes de ele sair como gás carbônico pelo escapamento. Queimar móveis velhos, roupas ou pneus também são atitudes muito nocivas para o nosso ar.

As indústrias também têm um papel decisivo no combate à poluição atmosférica. Os gases nocivos devem ser diminuídos ou até mesmo zerados.

Nas cidades, atitudes simples colaboram com o meio ambiente, sem exigirem muito esforço ou mudança na rotina. É indicado separar os tipos de lixo e enviar para coleta seletiva, sempre! Isso evita que materiais reaproveitáveis acabem em lixões, ao invés de irem para centros de reciclagem.

No campo, é possível evitar a poluição de alimentos e do solo com a não utilização de pesticidas, além de evitar incêndios e queimadas.

Para evitar a poluição de rios e mares, é preciso também que as empresas tenham políticas de controle rigoroso sobre seus esgotos, direcionando-os para estações de tratamento de água. O poder público também tem a responsabilidade de fornecer saneamento básico para que os esgotos não sejam despejados nos mares.

Os banhistas e moradores de cidades litorâneas também podem contribuir não jogando lixo nas areias e praias.