Como evitar ou prevenir a corrosão do aço?

Embora a corrosão do aço, seja principalmente, um problema em construções e instalações industriais, ela não deve ser subestimada pelas atividades do dia-a-dia.

O conceito de corrosão

A corrosão é uma forma de dano na superfície dos metais que se deteriora esteticamente e funcionalmente. A corrosão é a deterioração de um metal, como um resultado de reações químicas entre ele e o ambiente circundante.

Tanto o tipo de metal, como as condições ambientais, particularmente os gases e outros fluidos que estão em contato com o metal, determinam a forma e a velocidade da deterioração.

A má notícia é que todos os metais são suscetíveis a corroer. Destes, o ferro puro é um dos corrosivos mais rápidos.

Aço, por sua vez, que é uma combinação de ferro com vários elementos, é mais lento para corroer, e é por isso que é usado com tanta frequência em utensílios de cozinha e assim por diante.

Os vários tipos de Corrosão

Existem vários tipos de corrosão, que podem ocorrer em metais diferentes. Abaixo, descrevemos alguns dos tipos mais comuns de corrosão:

Corrosão geral:  é a forma mais comum de dano corrosivo, que ataca toda a superfície de um metal e é causada por reações químicas e eletroquímicas. Embora esse tipo de corrosão generalizada possa causar danos ao metal, também é um problema conhecido e pode ser previsto.

Corrosão localizada:  este tipo de corrosão ataca apenas partes da estrutura metálica. Este tipo de corrosão, por sua vez, pode ser dividido em três:

  1. Corrosão por pites: corrosão que produz pequenos furos no material. Isso geralmente acontece com o aço. A corrosão por pites, está entre os tipos mais comuns de corrosão e isso afeta materiais como o aço.  É um tipo de dano muito agressivo que deve ser evitado.
  2. Corrosão por fenda: é o tipo de dano corrosivo, que ocorre em locais onde um líquido estagnado pode ser encontrado, como no caso das embalagens.
  3. Corrosão Filiforme: é o dano produzido pela água que pode ser encontrado sob revestimentos como tinta. Isso traz como consequência fraqueza na estrutura.
  4. Corrosão galvânica: esse tipo de dano ocorre quando dois metais diferentes, estão em contato e dentro de um meio líquido, como água salgada. Este tipo de dano muito lento é o princípio científico das baterias.

Então, como evitar a corrosão do aço?

Ao considerar o que é a corrosão e saber que ele pode afetar diferentes partes, a partir de mecanismos mais complexos e instalações industriais para pequenas peças, como parafusos e pregos, devem fazer todo o possível para obter a forma de evitar ou pelo menos retardar o seu aparecimento.

Dicas para evitar a corrosão do aço

A corrosão do aço, pode afetar todos os tipos de elementos no material, desde correntes, fechaduras e partes complexas de um motor, até peças simples, como parafusos.

  • Mantenha as superfícies de metal secas: para evitar um ambiente favorável à corrosão do aço, é aconselhável manter as superfícies metálicas, mais seca possível, evitando que a água possa estagnar ou produzindo um ambiente favorável à corrosão.
  • Use barreiras de umidade: quando ferramentas, utensílios ou outros produtos são armazenados por muito tempo em armários, prateleiras ou qualquer outro local da casa, a umidade pode penetrar nessas áreas. Os componentes elétricos também devem ser limpos. Em estações chuvosas, se estes componentes não são secos ou mantidos um mínimo de cuidado, eles podem ser comprometidos pela corrosão.
  • Use graxas: especialmente eficazes em processos como a manutenção de ferramentas, ou também para a limpeza de correntes e componentes de carros ou máquinas em geral. O uso de graxa ou óleos em superfícies metálicas, os manterá permanentemente lubrificados e longe dos efeitos prejudiciais de ambientes favoráveis ??à corrosão. Os produtos como pomadas, lubrificantes, gorduras e produtos de limpeza, tais como WD-40, ajudam a fortalecer e proteger o metal dos efeitos corrosivos do desgaste.
  • Pinte os materiais com agentes corrosivos: uma maneira muito eficaz é usar tintas especiais à base de óleo, para manter o metal sempre isolado dos elementos. Cuidados devem ser tomados para secar a superfície muito bem antes de pintar.

Conclusão:

Seguindo estas dicas simples, você pode aumentar a vida útil dos metais e dos tubos de aço carbono, que compõem as diferentes ferramentas, utensílios e outros produtos de metal que podem ser encontrados em casa.

Evite a corrosão do aço com essas dicas simples e eficazes!