Como Está a Sua Saúde Financeira?

A situação de uma enorme parte da populaça brasileira e do mundo é crítica. Mas estes a quem me refiro aqui, não é aquela parte desempregada, claro que essa sofre mais ainda. Mas, falo agora daquela parte da população que mesmo com seus salários em dia, não consegue um equilíbrio entre receitas e despesas. Por quê será que isso acontece?As pessoas com os seus impulsos não resistem; acabam comprando mesmo quando não precisam de certos objetos. Costumam possuir vários cartões de crédito quando apenas um já resolveria. Costumam sair de mais pra fazer refeiçoes fora e principalmente à noite.

Junto com essas refeições sempre tem uns refrigerantes a mais e a cerveja também acompanha mesmo que de uma forma leve.No final de um mês você pode ter comprometido seu salário mais com o inútil do que com aquilo que realmente se faz necessário e, por ser necessário, não tem jeito, você terá que comprar, mesmo que essa compra seja pra pagar depois. Nesse momento pode está dando início a uma pequena bolinha de neve, que, por ter nascido de vagarzinho você nem percebeu.O ideal é que cada um procure se reeducar financeiramente e pra quem ainda não sabe o que é isso, pode começar agora.

Abaixo há um modelo simples de um orçamento doméstico que elaborei no excel. Abaixo há um vídeo explicando como usar de forma satisfatória esse modelo de orçamento financeiro.

Se você navegar até o link www.oliveiradiversos.com encontrará um vídeo explicando bem essa tabela.

Se observarmos na tabela acima, percebemos que no saldo final há um saldo negativo. Isso se deu porque as despesas superaram as receitas e isso jamais deve acontecer. Observamos também que há gastos nas despesas variáveis que poderiam ter sido evitados ou no mínimo ter feito um gasto menor, já que, as despesas variáveis são exatamente aquelas que se pode começar por elas a cortar gastos.

Nunca deixe pra começar sua reeducação financeira no mês que vem ou no próximo inverno ou verão. Como não começou ontem, comece agora. Em breve, você que hoje pode está sempre no vermelho, terá uma boa reserva e já planejando, quem sabe, um carro novo, uma bela casa ou outro bem? E mais, sem deixar tantas dívidas financiadas, já que você terá se preparado bastante durante certo período.

Autor: Manoel Oliveira. www.oliveiradiversos.com.