Como Escolher um Gerador que Atenda às Suas Necessidades

Escolher um gerador pode parecer uma tarefa difícil, principalmente se for sua primeira compra ou locação. Mas não é tão complicado quanto possa parecer à primeira vista, principalmente se estiver escolhendo um gerador doméstico em vez de um para o uso industrial. Ao considerar algumas perguntas simples, você será capaz de encontrar rapidamente um gerador que atenda às suas necessidades.

Potência e capacidade do gerador

A primeira coisa a se perguntar é para que você precisa de um gerador. Talvez você esteja procurando um gerador para compensar falhas no fornecimento de energia na sua região, ou precise de uma fonte externa de energia para um evento que será realizado. Ou talvez você seja um gerente de escritório a procura de um gerador reserva para o seu prédio, ou uma fonte de energia para um canteiro de obras.

Dependendo do local onde o gerador será usado, a potência necessária poderá variar bastante. Por isso, se pretende abastecer apenas uma barraca ou tenda no jardim, um gerador pequeno será suficiente. Por outro lado, se precisar fornecer energia para uma fábrica inteira, a potência necessária pelo gerador será bem maior. Os especialistas do estabelecimento onde você comprar ou alugar o gerador poderão fornecer mais orientações sobre como calcular a potência necessária.

Geralmente, é melhor escolher um gerador que ultrapasse as necessidades de potência em vez de um que simplesmente atenda a essas necessidades, para que você não seja pego desprevenido.

Comprar ou alugar?

Também é preciso considerar se vale a pena comprar ou alugar um gerador. As duas opções apresentam vantagens e desvantagens. A compra de um gerador significa que você pode investir em uma fonte de energia portátil em um único pagamento, e não precisará se preocupar em pagar taxas de aluguel regularmente. Essa pode ser a opção mais atraente se você precisa ter uma fonte reserva de energia sempre à mão. Porém, isso também significa que você é o responsável pela manutenção do gerador e pelo pagamento de consertos, caso algo saia errado. Por outro lado, se optar pela locação de um gerador com uma empresa de locação de geradores a gás, a manutenção poderá estar incluída no preço do aluguel.

E se algo der errado, geralmente, a empresa de locação é a responsável pelo conserto do problema, a menos, claro, que o problema tenha sido causado por uso indevido. Além disso, se precisar de um gerador por pouco tempo, por exemplo, para fornecer energia a um evento ao ar livre, a locação é uma opção muito mais atraente. Por isso, é fundamental pesar bem suas opções e pensar sobre as suas necessidades individuais antes de escolher um gerador.