Como Escolher a Primeira Escola do Filho

Algumas questões devem ser levantadas quando os pais decidem colocar os pequenos na escola e por essa razão é preciso ter muito cuidado na escolha. A vida escolar dos pequenos não deve causar dor de cabeça, pelo contrário, os pais devem se sentir seguros na escolha do local onde as crianças passarão boa parte do tempo. E não é só isso, o ambiente deve ser seguro e alegre, assim, ele não terá queixas e não fará corpo mole na hora de ir para a escola. Para ajudar, separamos algumas dicas valiosas que ajudarão pais de primeira ou segunda viagem a escolher a escola mais adequada as necessidades de todos.

Segurança em primeiro lugar

Sim, a escola deve ser um ambiente seguro e por essa razão é importante avaliar as dependências do lugar. Quais os dispositivos de segurança que ela apresenta? É Redes de Proteçãoindispensável que tenha extintores de incêndio, saídas de emergência, grades e portões que não permitem a entrada e saída de estranhos, além de redes de proteção nas janelas e brinquedos mais altos. As redes de proteção evitam acidentes e são indispensáveis em janelas, varandas e demais locais altos, que podem representar um risco de queda.

Demais dependências

As dependências do lugar também fazem a diferença na hora da escolha. Dessa forma, os pais devem se atentar quanto as salas, se são bem ventiladas ou se possuem ventilador; a biblioteca possui um acervo de livros considerável? E a cantina? É limpa e oferece opções de lanches saudáveis? Além disso, é necessário avaliar se as áreas comuns são adequadas e se o parquinho oferece segurança para as brincadeiras. Algumas escolas já possuem laboratório de informática e demais laboratórios, como de ciências. Leve em consideração se o lugar possui um clima agradável e se tiver arborizado melhor ainda, pois assim seus filhos poderão dar mais valor as áreas verdes.

Conteúdo

Antes de matricular a criança, os pais devem estar a par da grade de conteúdo oferecida pela escola. Há basicamente dois tipos: o primeiro tipo presa pelo conteúdo e oferecem um currículo determinado pelas políticas educacionais do país, mas podem oferecer algo mais, garantindo um avanço educacional dos estudantes. O segundo é focado em atividades que estimulam a criatividade e a curiosidade dos pequenos. Essa segunda pode ser mais interessante, desde que também ofereça um currículo adequado às políticas educacionais.

EscolaOs pais devem estar cientes da proposta pedagógica da escola, que atualmente está preparando os alunos para a vida e não para o mercado de trabalho. Alguns pais dão preferência as escolas com um conteúdo mais dinâmico, focado nas atividades, pois as escolas estão preocupadas em apresentar mais conteúdo as crianças e o excesso de informação pode acabar estressando elas.

Há quem acredita que o conteúdo deve ser passado com certa lentidão para melhor assimilação e é isso que os pais devem levar em consideração. Eles precisam avaliar como querem que os filhos sejam educados: para vencer no mercado de trabalho ou ter uma boa relação com outras pessoas? Se puder balancear entre ambos será o ideal, por essa razão é preciso tanto cuidado na escolha da instituição mais adequada a realidade da criança.