Como é Formado o Ozônio

O ozônio é um gás com alto poder oxidante, cuja molécula é composta de três átomos de oxigênio com uma geometria triangular. A molécula de ozônio é formado pela dissociação dos dois átomos de oxigênio que formam a molécula do gás oxigênio. As molécula do gás oxigênio (O2) se quebram em átomos (O) que se ligam uns aos outros, formando moléculas de ozônio (O3).

Formação do Ozônio

Formação do Ozônio

O estado natural do ozônio gasoso é encontrado em quantidades muito pequenas no ar que respiramos em uma concentração aproximada de 20 partes por bilhão (ppb) e pode subir no Verão para até 100 ppb.

Na atmosfera em condições normais, o ozônio tem uma cor pungente, mas é geralmente incolor, mas em altas concentrações sua cor se torna levemente azulada.

O ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, como demonstrado por J. L. Soret em 1863, que forma de um gás liquefeito, um líquido azul escuro. Do ponto de vista químico, o ozônio é altamente reativo, destacando-se seu forte poder oxidante.

O ozônio se decompõe rapidamente na presença de oxigênio quando a temperatura ultrapassa 100 ° C. Para demonstrar a decomposição do ozônio artificialmente em temperatura ambiente, são utilizados catalisadores.

O ozônio pode ser gerado artificialmente através de geradores de ozônio.

Embora sua principal propriedade seja seu alto poder oxidante, o ozônio é mais conhecido por seu papel na atmosfera. O ozônio absorve a radiação ultravioleta no comprimento de onda altamente nocivo a vida na terra. Estas radiações, quando penetram na atmosfera, afetam o sistema imunitário dos seres vivos, promovendo doenças respiratórias e produzindo mutações no DNA, promovendo o câncer de pele, o melanoma de pele, cataratas e outras doenças, inclusive diminuindo a fotossíntese das plantas.

O ozônio ajuda a preservar a vida na terra, absorvendo a radiação ultravioleta prejudicial à saúde dos seres vivos e ajudando a manter o equilíbrio térmico da atmosfera.

O ozônio tem aplicação na síntese de compostos orgânicos. Especialmente dado ao seu alto poder oxidante, o ozônio é usado produtos para tratamento de esgotos e piscinas como desinfetante e germicida.