Como é feita a manutenção dos carpetes de madeira?

Os carpetes de madeira têm sido cada vez mais utilizados em ambientes modernos, tanto por sua durabilidade e resistência, que fazem com que os mesmos possuam um ótimo custo benefício, quanto pela elegância e o ar clássico que os mesmos adicionam aos cômodos.

Um dos fatores que influenciam significativamente na hora da escolha da maioria das pessoas que optam pelo carpete de madeira é a facilidade com o qual o mesmo pode ser mantido.

Nesse artigo, você irá encontrar uma série de dicas e procedimentos que podem ser utilizados para fazer com que o carpete madeira dure muito tempo, mantendo o mesmo sempre brilhante e livre de possíveis danos.

Como é feita a manutenção dos carpetes de madeira?

Saiba como é feita a manutenção dos carpetes de madeira

Para quem está pensando em construir ou reformar, a escolha pelo carpete de madeira também adiciona uma série de vantagens, além da fácil manutenção, como, por exemplo:

  • A rapidez e a facilidade na hora da instalação, já que os carpetes de madeira podem ser instalados com muita praticidade, apenas encaixados, não fazendo nenhum tipo de sujeira no ambiente;
  • O aconchego e o conforto aos ambientes;
  • O preço, muito mais vantajoso em relação aos pisos de madeira maciça, fazendo com que o visual possa ser semelhante, com custos menores;
  • Isolamento térmico, que ajuda na hora de manter a temperatura dos ambientes em climas frios, bem como regulando a temperatura excessiva em climas quentes.

Após a instalação, a limpeza precisa ser realizada com frequência, e pode ser feita da seguinte forma:

Para remover os resíduos sólidos que se acumulam no chão ao longo dos dias, faça a utilização de um aspirador de pó ou de uma vassoura com cerdas macias. Pode ser também utilizado um pano seco. Lembre-se que os panos úmidos podem fazer com que o rejunte entre as tábuas seja desgastado, ocasionando o deslocamento das mesmas e o empenamento ao longo do tempo de uso do carpete, além de poderem também causar manchas e afetar a integridade do verniz, tanto do fosco quanto do acetinado.

Use produtos de limpeza específicos para os carpetes de madeira

Os pisos compostos por carpete de madeira possuem acabamento em verniz em sua maioria. Portanto, é preciso tomar cuidado com certos produtos químicos que geralmente são indicados para o uso cotidiano, como os ácidos, os detergentes e os alvejantes lustra-móveis – eles podem afetar a integridade do verniz.

Os produtos que devem ser evitados na manutenção do carpete de madeira também incluem o querosene e outros tipos de substâncias solventes. É recomendado que, após a higienização com a vassoura ou aspirador de pó, seja utilizado pano umedecido com pouco álcool para grandes ambientes.

Podem ser utilizados também produtos específicos para pisos de madeira, que não irão causar nenhum dano aos mesmos, enquanto mantêm o brilho e a integridade da superfície – não é preciso diluir esses produtos com água, basta utilizar um pano seco e fazer a aplicação em toda a área.

Manutenção realizada por profissionais

Ao optar pela utilização dos carpetes de madeira, é preciso ter em mente que, pelo fato de ser um produto orgânico, ele estará sempre à mercê da ação do tempo, da umidade presente nos ambientes e das variações na temperatura. Por esse motivo, ao longo do tempo, é preciso contar com um profissional para uma manutenção mais específica.

Essa manutenção irá envolver o reparo de aberturas que podem ser ocasionadas pelo deslocamento e empenamento das tábuas, bem como o desgaste do material de rejunte que liga as mesmas.

Para realizar a manutenção eficiente é preciso fazer a raspagem e a reaplicação do verniz, aveludado ou fosco, e, em casos em que seja necessário, a reposição das peças que estiverem danificadas.

Confira alguns cuidados para otimizar a manutenção

O carpete de madeira pode ser facilmente mantido em sua integridade, preservando a durabilidade intrínseca à sua aplicação, com alguns hábitos que fazem toda a diferença a longo prazo, como, por exemplo:

  • Limpar imediatamente após o contato acidental com alguma substância líquida;
  • Evitar deixar vasos de plantas diretamente em contato com o piso, podendo deixar manchas quando as mesmas são regadas;
  • Evitar aplicar o carpete de madeira em ambientes onde a incidência da luz solar seja direta ou permaneça por muito tempo todos os dias – isso pode ser minimizado aplicando cortinas que bloqueiem a luz solar;
  • Não armazenar cofres ou objetos muito pesados;
  • Cobrir os pés de todos os móveis com feltros, para evitar que os mesmos risquem o chão ao serem movidos;
  • Evitar os riscos do cotidiano ao retirar os sapatos de salto quando for permanecer no ambiente;
  • Não utilizar cadeiras giratórias, dado que a rotação das mesmas pode riscar o carpete de madeira.

Em geral, a manutenção do carpete de madeira é extremamente simples e pode ser realizada com praticidade pelos proprietários e moradores, fazendo com que o mesmo se mantenha bonito e livre de danos por muitos anos.