Como é Feita a Lavagem de Estofados

Lavagem de estofados

Lavagem de estofados

Atualmente encontra-se de modo fácil empresas que prestam serviços de limpeza e lavagem em estofados, com um menu de opções para que o trato feito na peça seja o melhor e mais adequado ao tipo de tecido que a peça apresenta, fica cada vez mais fácil conseguir higienizar os estofados de uma casa. São desenvolvidas diferentes técnicas de tratamento para que o tecido não fique prejudicado, pois a intenção da lavagem de estofados é retardar o restofamento, e não acelerar a necessidade.

Lavagem de estofados

As lavagens a base de shampoo no tecido são de simples realização, bastando aplicar o shampoo no tecido do estofado com o auxílio de uma escova produzindo uma espuma. Esta espuma absorve toda a sujeira, poeira, mancha e gordura concentrando na espuma a sujeira que se encontrava no sofá. O uso dos borrifadores de água se dá após a certeza de que a espuma concentrou toda a sujeira e com a ajuda de um aspirador a sujeira será eliminada totalmente.

A lavagem a seco se dá simplesmente pelo uso de solventes aplicados a superfície do estofado, sem a utilização de líquido para remoção do produto. O cliente pode optar pela desodorização da peça estofada para que a peça fique livre de cheiros de misturas de suor ou outros odores que possam via a absorver. Este serviço é oferecido à parte, ou seja, não faz parte do processo de lavagem, justamente porque nem todo estofado necessita de desodorização, como as peças estofadas em couro, dificilmente absorvem odores.

Impermeabilização de estofados

A impermeabilização da peça estofada também é um serviço oferecido a parte, devido a alguns estofados já serem feitos de tecido impermeável, necessitando somente da lavagem e o couro que também não absorve líquidos. A impermeabilização serve principalmente para que o estofado possa resistir a diferentes tipos de sujeira, como sucos, refrigerantes e gorduras que possam vir a gotejar no tecido, facilitando desta forma a limpeza diária da peça.

Além desta maior vida útil que o tecido recebe com a impermeabilização, o tecido ainda fica livre de ácaros e fungos que se instalam por entre as fibras de tecidos, já o couro e o camurça, recebem uma hidratação como impermeabilização.