Como Decorar sua Casa com Ladrilho Hidráulico e Mosaico Português

Durante o processo histórico de ocupação, os ladrilhos hidráulicos simbolizavam as práticas culturais expressadas nos modos de ser ou fazer, em uma relação estabelecida entre a sociedade e a natureza onde era modelada a paisagem. Começaram a fazer sucesso nas décadas de 30 e 40, pois eram bonitos e versáteis podendo ser aplicados em diversas áreas com diferentes desenhos.

O ladrilho pode ser feito de barro cru ou queimado, cimento, mármore, e geralmente, apresenta o formato retangular ou quadrado. É utilizado para constituir revestimentos em pisos e paredes de áreas internas e externas. Têm sua origem nos mosaicos bizantinos, para expressar a arte e a religiosidade.

Imagem1
Imagem2

O produto leva este nome, pois passa certa de oito horas debaixo d’água para a cura. Possui grande durabilidade desde que sua instalação e manutenção sejam feitas de forma correta. Atualmente a sua aplicação é feita geralmente em cozinhas e banheiros e o mais interessante de usar este ladrilho é misturar diversos modelos fazendo uma composição.

Imagem3

Já o Mosaico Português também chamado de Pedra Portuguesa, são pedras irregulares de calcário e basalto que são encaixadas como um mosaico, formando figuras e diversas formas. Surgiu em meados do séc. XIX e é muito utilizado em calçadas, parques, pátios, entradas de residências, revestimentos de parede, etc. Foi um dos mais populares materiais utilizados no Brasil pelo séc. XX no paisagismo, por sua flexibilidade de montagem e composição plástica, além da sua instalação oferecer diversas combinações de cores e desenhos.

Imagem6

Um dos maiores exemplos deste material aplicado, é o calçadão da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Imagem11

O Mosaico Português faz sucesso em áreas externas tanto quanto internas, e podem ser aplicadas de formas surpreendentes. Pode causar uma aparência rústica ou contemporânea dependendo da sua utilização, dando ao espaço um certo charme.

Imagem13

Imagem8

Os dois materiais aplicados em paredes causam um efeito belíssimo, o ladrilho hidráulico traz a sensação de limpeza do espaço e também alegria por conter diversas cores e combinações de desenhos. O mosaico português quando aplicado também em parede dá riqueza ao ambiente principalmente quando for complementado com iluminação artificial, pois as pedras são irregulares e causam uma textura diferenciada, quando a iluminação é reproduzida nessas pedras, as pedras que estão a frente ganham destaque e produzem sombra evidenciando ainda mais o produto.

Agora basta escolher, qual desses revestimentos combina mais com a sua casa e sua personalidade?