Como Decorar seu Jardim

Confira dicas para decorar seu jardim de forma fácil e bonita!

O jardim é uma das partes mais importantes da casa em termos de decoração, quando mal cuidado pode dar uma impressão de descuido para a casa inteira. Além disso, o jardim tem como função ser uma área de lazer, relaxamento e beleza. Jardinagem também é um dos hobbies mais relaxantes que existem e aumenta muito o nível de felicidade dos moradores da casa.

É importante ter um jardim convidativo, aconchegante, bonito. Um lugar aonde os moradores da casa gostem de passar seu tempo, um lugar para receber visita, um lugar para cultivar. Mas, muitas vezes não sabemos o que fazer no nosso jardim ou como decorá-lo. Muitas vezes não temos certeza do que queremos ou sabemos muito bem que tipo de jardim queremos, só não conseguimos pagar por ele.

Personalize e aproveite o espaço

Não deixe a insegurança ou o que está na moda ditar a aparência do seu jardim. Passe um tempo pensando no que você gosta e em que tipo de ambiente você gostaria de ler um livro em uma tarde quente, ou brincar com seus filhos. Você gosta de muitas plantas verdes, muitas flores ou um ambiente mais limpo? Você quer colocar ornamentos ou só plantas? Você tem espaço para um jardim grande ou não?

Há alternativas para tudo. Se você, por exemplo, não tem uma área muito grande, invista em decorar sua varanda com vasos coloridos. Bules, jarros, xícaras velhas, latas e baldes podem virar vasos coloridos e divertidos. Pinte-os com suas cores favoritas e plante suculentas, plantas mais fáceis de cuidar, flores ou mesmo um bonsai. Espalhe esses vasos pela varanda e você já tem um pequeno jardim.

Como Decorar seu Jardim

Espaços apertados e feios podem virar a estrela da casa com algumas plantas e flores. Corredores sempre são difíceis de decorar, principalmente aquele espaço apertado entre a casa e o muro que você evita reconhecer que existe. Faça um jardim vertical lá. Encha de prateleiras e vasos, ou faça sua horta lá plantando cebolinha, manjericão, salsa e outros temperos pra sua cozinha do dia à dia. Jardins verticais são ótimas pedidas para lugares sem espaço verde. Você pode fazer vasos de garrafa pet e pendurar ao longo de muros e paredes. Além de bonito, melhora a climatização da casa e a qualidade do ar que respiramos.

Cor, som e luz

Em maior ou menor quantidade, enfeites de jardim sempre fazem a diferença. Uma mesinha com cadeiras de ferro em um canto particularmente arborizado do jardim, pode virar um espaço secreto e fresco para se tomar um suco e conversar. Bebedouros para passarinhos fazem um duplo efeito: Além de serem bonitos, trazem passarinhos para enfeitar e animar seu jardim. Outra forma de se adicionar musicalidade ao seu espaço são chamadores do vento; eles podem ficar pendurados em vigas na varanda, árvores ou janelas.

Iluminação é outro ponto importante, afinal de contas, seu jardim também deve ser usado à noite. A iluminação pode ser feita com lâmpadas especiais para jardim, lâmpadas de ferro antiga com velas, ou mesmo lâmpadas normais como as que usamos dentro de casa. Use seus fios enrolados em galhos de árvores.

Ilumine seus pontos favoritos e espalhe as lâmpadas.

Faça você mesmo

Várias dessas ideias podem ser feitas em casa, de forma fácil e divertida. Você pode descobrir talentos novos enquanto decora seu jardim.

O jardim vertical pode ser feito com garrafas pet de dois litros e linhas de varal. Posicione a garrafa na horizontal, com uma das laterais para cima. Faça quatro furos para passar o fio, dois em cima e dois embaixo, lembrando de deixar um espaço considerável entre eles para fazer a abertura onde a planta ficará. Coloque arruelas nos furos inferiores para que a garrafa não escorregue pelo fio. Distribua as garrafas pelo fio de acordo com a sua preferência, teste no seu muro ou parede. Quando elas estiverem bem posicionadas, adicione terra e as plantas nas garrafas. Lembre-se que as plantas devem ser pequenas e com raízes mais superficiais. Essa alternativa é ideal para uma horta.

Outra coisa que podemos fazer em casa é a iluminação do jardim. Latas são perfeitas para fazer uma decoração incrível. Fure-as em um padrão que lhe agrade, pinte-as e coloque velas dentro – se tiver problemas com mosquitos, considere velas de citronela. Essas lanternas dão um toque rústico e muito bonito ao seu jardim. Coloque-as na varanda, mesas de jardim, pendure-as nas árvores ou pregue-as no muro.

Caminhos de pedras também podem ser feitos sem ajuda de profissionais com a técnica de mosaico. Pode-se usar pedras de resto de construção – se precisar de cor é só pintar – e louça quebrada. Faça uma base de cimento e cole as pedras e louça fazendo o desenho que quiser. Cole as peças com argamassa e depois sele.

Vasos podem ser uma outra medida para se personalizar seu jardim. Hoje em dia estão reciclando tudo como vasos. Sapatos, calças jeans, xícaras, bules, jarros, panelas, caldeirões. Se você tem algo que não usa mais, mas que ainda goste e ache bonito, considere transformar em um vaso. Ótimas dicas sobre Decoração de Jardim. Veja aqui algumas Plantas para Jardim.