Como Armazenar e Estocar Alimentos em Casa

O armazenamento dos alimentos é essencial para evitar perturbações naturais e à proliferação e contaminação por microorganismos, dependendo da forma com que os preservamos. Assim, existem alimentos que são adequadamente conservados pelo frio, outros só precisam de ser protegidos da luz, oxigênio e umidade.

Armazenar e Estocar alimentos

Armazenar e Estocar alimentos

Hoje em dia, como resultado do aumento do nível de vida geral da populaão e o avanço do conhecimento sobre as causas da degradação de alimentos e sobre as origens e os efeitos da contaminação bacteriana, não somente podemos preservar cada vez melhor nossos alimentos, como também podemos evitar de perder seu valor nutritivo, suas qualidades organolépticas e condições que impedem o crescimento de microorganismos nocivos ao homem. A proteção para cada alimento depende do grau de vulnerabilidade, sendo, portanto, os mais sensíveis e delicados menos duráveis e mais propensos à contaminação bacteriana. Os alimentos mais sensíveis exigirão uma maior proteção do que os alimentos mais resistentes e menos suscetíveis à contaminação.

Como regras gerais para a conservação adequada dos alimentos, lembramos o seguinte:

  • Todos os produtos alimentares, sem exceção, devem ser armazenados separadamente dos não-alimentares, especialmente substâncias potencialmente nocivas ou produtos químicos tóxicos usados na limpeza e desinfecção, devem ser armazenados em espaços diferentes.
  • Todos os lugares onde a comida é mantida (câmaras frigoríficas, armários, despensas, etc.) Devem ser submetidos a uma limpeza profunda periodicamente.
  • As salas em que os alimentos estiverem guardados devem ser protegidos com dispositivos que impeçam o acesso de insetos e roedores.
  • Nunca deixar comida no chão, coloque-os sempre em prateleiras, armários, etc, situado a pelo menos 15 ou 20 cm acima do piso.
  • Não ultrapasse a capacidade de armazenamento de cada local ou instalação.
  • Evite o armazenamento prolongado desnecessariamente.
  • Todos os alimentos devem ser mantidos protegidos do excesso de luz, calor e umidade.
  • Nunca devem ser mantidos em temperatura ambiente alimentos que necessitem de refrigeração.
  • Os alimentos devem ser agrupados de acordo com sua natureza, condição e forma de preservação. É muito importante que os alimentos crus não entrem em contacto com alimentos cozidos. Os alimentos que produzem odor devem ser mantidos isolados de outros alimentos que possam absorvê-lo.