Como anda a Educação no Rio de Janeiro.

Hoje em dia a educação no Brasil está se tornando um dos setores mais importantes, pois é através da educação que o país vai crescer aumentar sua renda e a qualidade de vida das pessoas. O Brasil já avançou muito, porém há muito ainda o que avançar, pois temos milhares de brasileiros analfabetos

Educação no Rio de Janeiro

Educação no Rio de Janeiro

Pesquisas mostram que antes a Educação no Rio de Janeiro melhorou como a educação pré-escolar, o ensino médio e o ensino superior e isto se deve porque a educação média da população no Rio de Janeiro vem aumentando, porém a qualidade da educação não acompanha esse crescimento. E o grande desafio que fica é a questão da qualidade no ensino no Rio de Janeiro.

Mas se comprar com outras áreas metropolitanas do Brasil, podemos ver que o ensino do RJ, apesar de se mostrar em alta, fica a desejar, porque não tem avançado o suficiente. Outros Estados têm uma qualidade maior na educação, principalmente quando se fala no ensino de crianças entre 7 e 14 anos.

O sistema de ensino médio do RJ tem capacidade para atender quase 90% da população entre 15 e 17 anos, porém apenas 39% destes jovens estão matriculados, mostrando que ainda falta um incentivo dos pais para que seus filhos permaneçam nas Escolas, afinal isso será a base para o seu futuro emprego.

A grande diferença no acesso à educação é a condição de vida, pais com renda familiar menores normalmente abandonaram a escola cedo e não fazem o incentivo aos seus filhos de que permaneçam por lá, outro fator é a repetência de ano, muitos abandonam os estudos por não conseguir passar de ano, mas isso vem mudando, porque o ensino está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação, oferecendo um significado a mais para os estudantes.