Coisas que Levei um Tempo para Saber: Construção de Sobrados

Construção de Sobrados

Construção de Sobrados

Como consequência do boom imobiliário, muito se fala da compra de imóveis em Curitiba, assim como em outras cidades, como um negócio altamente lucrativo. No entanto, além de um suposto lucro, ter uma casa significa muito mais. Dono da terra, o proprietário cria raízes e passa a se preocupar e colaborar com o desenvolvimento do bairro, e da cidade.

No entanto, ao comprar um terreno, quem pensa em morar no local acaba tendo algumas dúvidas. Como será minha casa em Curitiba? De que forma devo aproveitar o espaço? Entre outros questionamentos naturais que surgem na hora de planejar o “cantinho”. Tudo deve ser pensado com muita calma e carinho, afinal trata-se do seu lar.

Atualmente, muitas famílias estão recorrendo aos sobrados, a fim de verticalizar o imóvel e ganhar mais espaço no terreno. O sobrado é uma propriedade com dois “andares”, sendo um térreo e outro superior. Esse tipo de construção exige uma atenção maior a fundação, pois será ela que irá manter o sobrado em pé.

Outra parte de igual importância é a realização da laje, que será o piso do segundo andar e o teto do primeiro. Recomenda-se que muitas pessoas colaborem nesse momento da construção, pois é o que exige o maior esforço físico dos pedreiros.

Use a criatividade. Dependendo do estilo do sobrado, muitas pessoas usam a parte de baixo como local comercial. O aluguel do sobrado colabora com a renda da família, que vive tranquilamente na parte de cima. Para que isso seja possível, é preciso informar todos os envolvidos no projeto, pois dependendo da construção, fica inviável a separação da parte de cima com a de baixo. Além disso, é preciso avaliar se o comércio pode causar danos a sua residência, como por exemplo, muito barulho, danos a estrutura, entre outros.

Algumas plantas de sobrados estão disponíveis gratuitamente na internet. Verifique se alguma se adapta ao seu terreno, isso pode diminuir o custo da cobra. Analise a planta de acordo com os objetivos do sobrado, moradia e aluguel ou apenas moradia, e depois disso mãos a obra.