Ciclo de Instrução

Ciclo de máquina e ciclo de instrução e relacionando os dois ciclos. Chama-se ciclo de instrução o número de períodos de clock necessários para executar uma instrução.  O ciclo de instrução é composto basicamente do ciclo de busca da instrução onde o código de operação é lido na memória e ciclo de execução.  O período de tempo necessário para o microprocessador fazer um acesso externo (a memória ou periférico) é conhecido por ciclo de máquina.  .

Ciclo de instrução

número de ciclos

número de instruções

O que Acontece no sistema quando o sinal de controle Cp estiver ativo:

O endereçamento é transferido para o registrador quando o contador de programa estiver ativo. O PC é incrementado porque o sinal Cp está ativo.

Explicando de que forma uma instrução pode ser executada em um computador

As instruções podem ser de entrada e saída: uma que lê o conteúdo do dispositivo de entrada padrão (geralmente o teclado) e o copia no registrador denominado Acumulador (ACC) e outra que lê o conteúdo do ACC e o escreve no dispositivo de saída padrão (geralmente vídeo ou impressora). Como só há uma entrada padrão, uma saída padrão e um Acumulador, elas não necessitam de qualquer parâmetro: o que entra, sempre entra pela entrada padrão e vai para o Acumulador, o que sai sempre sai do acumulador e vai para a saída padrão. Portanto a instrução toda se resume em informar que algo entra ou que algo sai, dispensando a necessidade de acrescentar de onde e para onde.