Chegou a vez dos estudantes de Ensino Médio!

PRONATEC - Empregos para o Ensino Médio

PRONATEC - Empregos para o Ensino Médio

Em abril deste ano, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff. Com o respaldo do Governo Federal ele vem com a meta de capacitar alunos do Ensino Médio e trabalhadores com o objetivo de atender as demandas do mercado. O plano é que até 2014 sejam alcançadas 8 milhões de vagas com a construção de novas escolas técnicas, da rede federa e estadual, e a disponibilização de bolsas de estudo em instituições privadas.

Algumas áreas têm dificuldades em encontrar mão-de-obra. É o caso da construção civil, que tem passado por um enorme crescimento e dobrou o seu número de trabalhadores nos últimos anos, mas tem dificuldades de preencher as vagas do seu quadro de funcionários.

Se você é estudante do Ensino Médio, só possui esta formação ou até mesmo é de uma destes setores que tem maior carência de mão-de-obra, a dica é cadastrar o currículo gratuitamente em portais que disponibilizam este serviço, o que irá aumentar as suas chances de encontrar uma boa oportunidade. Mas, para encontrar vagas de emprego em Jundiaí, a dica é fazer uma pesquisa em sites de Jundiaí e região, como o Jundiaí Online, que disponibiliza os classificados locais.

A ideia é que os jovens que serão atendidos pelo Pronatec, consigam atender às demandas do mercado. Quem irá contribuir para isso é o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) que é um dos parceiros do programa. A participação destas instituições será aumentar a sua rede e o número de vagas gratuitas em cursos profissionalizantes e técnicos, espalhados pelo país. Mas, de outro lado também colocará no mercado uma boa parte destes alunos do Ensino Médio, que serão beneficiados com o Pronatec, recebendo uma bolsa formação.

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil também será extendido para os cursos técnicos. Assim, gerará a possibilidade de que as empresas custeiem a qualificação dos seus colaboradores.