Cartão de Crédito não solicitado pode gerar indenização

Algumas pessoas têm reclamado que estão recebendo cartões de crédito sem nem sequer ter solicitado. Se a instituição financeira enviar cartão de crédito e fatura cobrando anuidade sem ter havido um contrato de solicitação de serviço ela pode ser processada por danos morais.

Acontece que, de acordo com o Sindicato doa Bancários, as operadoras de cartão de crédito mandam cartões para várias pessoas com o objetivo de conseguir que determinado percentual desses cartões sejam ativados. É uma estratégia para eles e uma prática abusiva para nós.

Mas o que fazer numa situação dessas? Alguns órgãos de defesa do consumidor sugerem manter o cartão bloqueado e guardá-lo para prevenir uma futura cobrança e ligar para a empresa informando que não tem interesse naquilo e anotar o nome do (a) atendente e o número de protocolo. Se por um acaso você receber uma fatura cobrando anuidade ou qualquer outra taxa vá até o Procon ou qualquer outro órgão de defesa do consumidor munido do cartão bloqueado e com a tarja de bloqueio e a fatura. O órgão de defesa irá tomar todas as providências cabíveis.