Como é produzido um carpete de madeira? Descubra aqui

Em busca de praticidade e qualidade, cada vez mais as pessoas têm optado por colocar carpete de madeira em suas residências ao Ives de pisos laminados ou de porcelana. Mas como são produzidas essas peças?

Com certeza um dos maiores atrativos é a beleza. O carpete de madeira é lindo, e atribui muita elegância ao ambiente. Além disso, é muito fácil de ser instalado e de ser mantido.

Tudo isso com certeza torna o carpete madeira muito atrativo para quem está pensando ou passando por uma reforma. Se você tem dúvidas sobre como ele é produzido, vamos explicar a seguir e mostrar todas as vantagens desse tipo de material.

Entenda o processo de produção do carpete de madeira

Esse produto pode ser fabricado em diferentes tipos de madeira. Isso com certeza vai impactar o valor final da peça, e por isso é importante conhecer cada material, entender a sua qualidade e o seu preço. Algumas das madeiras mais comuns são:

  • Jacarandá;
  • Tauari;
  • Cerejeira imperial;
  • Jatobá;
  • Ipê.

Tratamento da madeira:

O primeiro passo é tratar completamente a madeira escolhida para o carpete. As cascas são retiradas para dar um aspecto mais liso, e depois a madeira é cozida e reduzida a blocos de tamanhos específicos.

Laminação e Secagem:

Elas passam pelo processo de laminação, e são então enviadas a uma estufa onde deverão secar por completo, e receberão produtos inseticidas, o que torna o material resistente a infestação de fungos e cupins, e garante a sua durabilidade.

Prensagem:

Depois que cada lâmina é tratada, começa então o processo de prensagem. Entre as lâminas de cada base são inseridas camadas de madeira de menor qualidade que diminuem o custo da produção.

Manufatura das réguas:

Nesse processo as lâminas são lixadas e devidamente niveladas. Em seguida elas recebem um produto responsável pela impermeabilização, e levada a um forno ultravioleta que ativará esse composto.

Acabamento:

O último passo é o verniz, que é aplicado para dar um ar ainda mais elegante a peça, deixando-a com um aspecto mais bonito e também adicionando resistência e durabilidade.

Como manter a qualidade do carpete de madeira?

Embora o processo de produção do carpete madeira pareça complexo, a sua manutenção é bem simples. Mas é essencial conhecer esses cuidados para que o seu carpete dure mais tempo, e permaneça lindo.

  • Limpeza:

A limpeza pode ser feita com um pano macio e álcool no caso de carpete de madeira envernizado acetinado ou fosco. Isso bastará para trazer brilho e limpeza sem danificar o material.

  • Arrastando móveis:

Se você for arrastar algum móvel pela superfície, proteja os pés com um pano para evitar que o atrite danifique o seu carpete de madeira. Esses arranhões comprometem a qualidade e também o aspecto do piso.

  • Líquidos:

Se algum líquido cair sobre o seu carpete, realize imediatamente a limpeza, e seque bem. Eles podem ser facilmente manchados se ficarem muito tempo úmidos.

  • Ácidos ou solventes:

Não utilize jamais produtos de aspecto ácido ou solventes em seu carpete de madeira. Isso vai danificar muito a peça, e deixará com um aspecto feio, além de comprometer a qualidade, já que a superfície poderá ser corroída.

Por que escolher carpete de madeira para a sua casa?

Em busca de mais beleza e um aspecto mais clean, muitas pessoas escolhem o carpete de madeira na hora de finalizar a casa. Além de ser prático para cuidar e muito bonito, ele combina com diferentes tipos de decoração.

Uma das maiores vantagens desse tipo de carpete (que também pode ser chamado de piso de madeira) é, com certeza a sua durabilidade. Eles são muito resistentes, principalmente por conta do processo de preparo do material e da laminação.

Outra coisa positiva é a sua instalação que é muito rápida e prática, e que não faz grande bagunça ou causa transtorno na casa durante o processo, e pode ser usado rapidamente depois de aplicado.

O piso de madeira é muito utilizado para dar um ar mais rústico e mais aconchegante também. Como falamos anteriormente, ele combina perfeitamente com muitos tipos de decoração, e isso é muito vantajoso para quem gosta de mudar a casa com frequência.

A temperatura é extremamente agradável, e ele não deixa o ambiente muito frio, como é o caso da cerâmica, nem muito quente, como acontece com carpetes tradicionais ou tacos.

Tudo isso colabora para que o carpete de madeira seja um queridinho das pessoas que estão fazendo reforma atualmente. Basta saber escolher bem o material, e você com certeza terá uma excelente experiência com essa aplicação.

Então, aposte no carpete de madeira para deixar a sua casa ainda mais bonita, e não esqueça de cuidar muito bem para que dure muito tempo.