Cão Boxer: Temperamento e Características Principais

Cão da raça Boxer

Cão da raça Boxer

O Boxer é uma raça de cão de médio porte, e de origem alemã. Trata-se de um cão muito admirado por crianças e adultos em todo o mundo. Seu nome verdadeiro é boxer bullenbeisser alemão.

Características principais

O Boxer é um cão compacto, de figura quadrada, com estrutura robusta. Ele tem a musculatura seca ( com pouca gordura ), muito bem desenvolvida e definida. A sua cabeça lhe confere o aspecto mais característico: ela é volumosa e arredondada, com focinho largo e poderoso que, visto de qualquer ângulo, guarda uma proporção correta com o crânio, isto é, nunca pode parecer muito pequeno. As suas orelhas têm inserção alta e de tamanho médio, podendo ser cortadas ou não.

O Boxer possui a pelagem curta e brilhante, e espessa ao toque, coberta pela cor principal fulva ou rajada, com marcações brancas e máscara preta. O macho da espécie tem de 57 a 63 centímetros de altura, já a fêmea tem de 53 a 59 centímetros. Infelizmente o Boxer tem uma expectativa de vida curta; a vida média da raça é de 10 anos de idade, mas se mantido saudável pode viver até 12 anos.

Temperamento

O Boxer é um cão corajoso, disciplinado e brincalhão; e por ser também inteligente e muito dócil, ele se torna um excelente cão para a família, sendo inclusive cuidadoso e delicado na companhia de crianças. O interessante é que o Boxer, embora seja inofensivo para a família, tende a ser desconfiado com estranhos, sem tomar de início atitudes agressivas. Ele apenas costuma observar o estranho, mas quando se sente ameaçado, ele dá o alerta e só em último caso ataca. É por isso que graças à sua lealdade ao dono, o Boxer é muito utilizado para servir como guia para cegos.

Não esqueça que o Boxer é um cão muito hiperativo, e é por isso que ele precisa de exercícios freqüentes, ou ficará muito excitável e destrutivo. A dica é você sempre brincar com ele, talvez jogando bolinhas para ele pegar, ou fazer longas caminhadas, o suficiente para deixá-lo cansado.

Saúde do animal

Essa raça de cão também é caracterizada por apresentar alguns problemas de saúde; sabe-se que o Boxer pode ser acometido por tumores, principalmente a partir dos oito anos de idade. Ademais, ele também pode ser vítima de displasia da anca ( que é uma deformação da articulação coxofemoral ), além de problemas cardíacos e alergias.

Para quem possui um Boxer, recomenda-se sempre levá-lo a um veterinário de confiança para um check-up, objetivando a prevenção dessas doenças citadas acima. Portanto, seguindo essas dicas, aumentam as chances de se ter um belo animal que poderá viver por um bom tempo, dando alegria e proporcionando mais segurança ao seu dono!