Câncer de Pele. A Prevenção É O Melhor Remédio

O câncer de pele – o mais comum de todos os tipos de câncer – é uma espécie de tumor formado por células da pele que crescem de maneira desordenada, associado a fatores de risco, principalmente a exposição solar prolongada.

Câncer de Pele - Prevenção

Câncer de Pele - Prevenção

Sabe-se que existem três tipos de câncer de pele: o carcinoma basocelular, que é um dos tipos menos graves e que representa 70% dos casos. Ele é mais comum após os 40 anos,  especialmente em pessoas de pele clara. Já o carcinoma espinocelular pode se disseminar por meio dos gânglios, provocando metástase. Seu surgimento está relacionado à exposição prolongada ao sol sem proteção adequada, ao tabagismo e à exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão e baixa de imunidade. O tipo mais perigoso é o melanoma, que tem alto potencial de metástase. É mais comum em pessoas de pele clara e sensível. Ele aparece como uma pinta escura, de aspecto inofensivo, que vai se deformando, podendo assim levar a metástase e causar a morte. Daí a importância de um diagnóstico precoce.

Como se prevenir do câncer de pele?

1 – A proteção solar é a principal forma de prevenção da doença. Portanto use sempre filtro solar com fator de proteção solar (FPS ). Alguns especialistas recomendam fator de protetor solar com FPS 30, aplicando-o pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol. Use-o mesmo nos dias nublados e nos meses mais frios do ano. E não se esqueça de proteger os lábios, rosto e orelhas, locais  comumente afetados pela doença.

2 – Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.

3 – Faça anualmente uma visita ao dermatologista  para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

4 – Não abra mão do uso de chapéus, bonés e barracas grossas que bloqueiam ao máximo a passagem do sol.

5 – Se você gosta de malhar, dê preferência a horários do inicio da manhã e fim de tarde, pois a incidência solar é menor nestes períodos.

Portanto, seguindo essas dicas, você conseguirá aproveitar o sol na medida certa, afinal de contas, o sol é extremamente importante para a saúde, desde que usado com muito cuidado!