Câncer de Boca: Prevenção é a Melhor Atitude!

Câncer é o nome dado ao crescimento desordenado de células agressivas, que invadem tecidos e órgãos, multiplicando-se rapidamente sem controle e diferenciando-se de suas características originais.

O câncer de boca é uma doença que afeta lábios e o interior da cavidade oral, englobando gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca), língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua), amígdalas e glândulas salivares. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que só no ano de 2010 surjam 14.120 novos casos da doença no Brasil.

São muitos os fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento desta doença e as causas podem ser internas, como os fatores genéticos e a hereditariedade, e também externas, como o tabagismos, alcoolismo, uso de medicamentos e radiação solar.

Geralmente o câncer de boca aparece como uma ferida indolor na boca ou no lábio que não cicatriza no intervalo de até 20 dias. A prevenção e a detecção precoce da lesão são fatores importantíssimos para prognóstico do câncer bucal, pois quanto mais cedo for detectado, melhores são as chances de sucesso no tratamento e cura. Procure sempre um cirurgião-dentista!

Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.