Bondinho do Pão De Açúcar – 100 Anos de Aventuras e Emoções

Bondinho Do Pão De Açúcar

Bondinho Do Pão De Açúcar

O nosso maravilhoso Bondinho do Pão De Açúcar, no dia 27 de outubro de 2012 – como já foi amplamente divulgado – completou 100 anos de existência. Sem dúvida o Bondinho do Pão de Açúcar é um dos cartões-postais mais famosos e bonitos do Rio e do Brasil, e também um dos mais visitados. O Bondinho do Pão de Açúcar recebe por ano mais de um milhão de visitantes. E para se ter uma idéia, desde a sua inauguração, o Bondinho do Pão de Açúcar já transportou cerca de 40 milhões de pessoas, incluindo passageiros ilustres como: Brooke Shields, atriz norte americana, Albert Einstein, famoso físico alemão, John Kennedy, presidente dos Estados Unidos Da América, Elton John, cantor inglês, entre outros.

Construção

Quando foi inaugurado em 1912, o bondinho do Pão de Açúcar tornou-se o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo. O idealizador do bondinho foi o engenheiro Augusto Ferreira Ramos que conseguiu provar que o seu projeto, embora ousado para a época, era viável e rentável á cidade. Ele estava certo. Empregou-se cerca de 400 homens para construir o telégrafo,mas como a engenharia da época não dispunha da tecnologia que hoje dispomos, esses homens – verdadeiros operários-escaladores – foram treinados para levar as peças nas costas, em escaladas perigosas, até o topo do Morro do Pão de Açúcar.

Funcionamento

No complexo Turístico Pão de Açúcar funcionam dois sistemas teleféricos independentes, com dois bondinhos em cada linha, circulando em vaivém. A bem da verdade esse complexo envolve duas montanhas, a saber, o Morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar, ligadas por esses famosos bondinhos que fazem o trajeto entre a praia vermelha e os dois morros citados. Cada bondinho sai a cada 20 minutos, transportando até 65 pessoas.

O interessante é que todo o percurso é feito em 2 partes, uma ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca e outra ligando o Morro da Urca ao Pão de Açúcar; e em seis minutos chega-se ao final da viagem.

A vista do Pão de Açúcar

Não há como negar que a vista do Pão de Açúcar é estonteante, e é sem dúvida uma das paisagens mais belas do mundo. Com efeito, do alto do Pão de Açúcar pode-se avistar diversas praias da Zona Sul e de Niterói, a Pedra da Gávea, o Corcovado com a imagem do Cristo Redentor, o maciço da Tijuca, a Serra do Mar, com o magnífico Pico Dedo de Deus, a Ponte Rio – Niterói, a Baia da Guanabara, o centro da cidade, a Ilha do Governador, o Aeroporto Santos Dumont, além de uma densa vegetação de Mata Atlântica.

Ademais, o Bondinho do Pão de Açúcar – por ser o único no mundo totalmente transparente devido ao uso de acrílico e policarbonato, de tecnologia de aviação – consegue também proporcionar ao visitante um passeio com cenário de 360º de uma vista deslumbrante da “Cidade Maravilhosa”, a 396 metros de altura. Deveras, a emoção de flutuar pelos céus do Rio de Janeiro dentro desse “centenário aniversariante” é inesquecível para qualquer amante da beleza natural!