A importância da roupa correta para a prática esportiva

Exercício físico não se trata de simplesmente levantar da cadeira e começar a se mexer. É necessária uma certa preparação, e parte dessa preparação tem a ver com a aquisição da roupa correta para a prática. Bermuda de ciclismo, tênis ideal para corrida, roupa de banho adequada para natação, etc. Tudo isso ajuda a melhorar a sua performance na atividade escolhida!

Ainda assim, vemos muita gente resistindo a essa ideia e iniciando a atividade escolhida de qualquer maneira, sem tomar esse devido cuidado, o que pode ser bastante problemático por uma série de razões.

A seguir falaremos mais sobre como é importante você usar bermuda para ciclismo, roupa de natação adequada, peças para corrida ideais e afins nas práticas que você escolher, para ser bem-sucedido em todas elas e para não vir a ter nenhum arrependimento depois. Vem conferir!

Razões pelas quais é tão fundamental usar roupa para natação certa, peças para lutar corretas e bermuda para ciclismo adequada, etc.

1 – Roupas leves melhoram os seus movimentos

Um fator que faz com que a escolha da bermuda de ciclismo ideal, a roupa de natação perfeita ou as peças para musculação adequadas sejam vistas como as mais leves possíveis é que isso vai permitir que o praticante tenha flexibilidade para se movimentar.

Isso é fundamental. Se você não conseguir executar os seus movimentos de forma fluida e tranquila vai acabar se cansando demais, e ainda corre o sério risco de desenvolver algum tipo de lesão.

Além disso, é sabido que roupas muito pesadas tendem a bloquear a transpiração, o que vai tornar qualquer prática esportiva bastante desconfortável e incômoda. A temperatura vai se elevar demais e o praticante corre o risco até de passar mal!

2 – Normalmente as peças são muito acessíveis

O melhor é que de maneira geral não existe grande dificuldade para ter esse tipo de peça em mãos. A maior parte das atividades físicas não exige um grande gasto na aquisição de roupas, o que é muito positivo.

Por exemplo, quando se trata de praticar musculação, jogar futebol, vôlei, handebol ou correr o melhor que um homem pode fazer é usar bermudas, regatas ou camisas, buscando sempre os tecidos mais leves. Além disso, as meias e os tênis também se fazem primordiais nesses momentos.

No caso das mulheres o que costuma ser mais recomendado é o uso de short-saia, de bermudas, de leggings, de tops, de blusas e de regatas, também se preocupando sempre em procurar os tecidos mais levinhos. Novamente o tênis e a meia são artigos essenciais.

3 – Para atividades mais aprimoradas são pedidas peças especiais

Em algumas atividades é necessário gastar um pouco mais, porque as peças exigidas são mais específicas. É o exemplo do ciclismo, que exige a aquisição do capacete, das sapatilhas e da bermuda de ciclismo, além da própria bicicleta, é claro.

Nas corridas também são pedidos tênis esportivos diferenciados. Os que tem amortecimento são os mais procurados, para tornar as passadas mais confortáveis e menos suscetíveis a lesões.

Já no caso da natação, outra atividade bastante comum, é pedido que as mulheres tenham no mínimo três peças básicas: são elas o maiô, a touca e o óculos. Já os homens precisam usar sunga e touca, embora nas competições normalmente acabem usando trajes especiais, o que as mulheres também podem fazer.

4 – Esporte ao ar livre pede proteção maior

Se você quer fazer corridas ou caminhadas ao ar livre precisa saber que não basta colocar uma regata, um short, um tênis e sair para se aventurar. É primordial que você utilize alguns aparatos para se proteger dos riscos que o Sol e seus raios ultravioleta podem vir a representar para a sua saúde!

Por exemplo, o ideal é que tanto homens quanto mulheres não abram mão do boné nessas ocasiões, para proteger a cabeça da força do calor do sol! Além disso, óculos de sol adequados também são extremamente necessários e o mesmo vale para o protetor solar, que é imprescindível!

5 – Fuja das peças pesadas

Infelizmente ainda é muito comum vermos pessoas nas academias, nas quadras e nas praças utilizando roupas completamente inadequadas para se exercitar.

Como dissemos previamente, de modo geral a maior parte das atividades não exige exorbitantes gastos de dinheiro para que você adquira as peças, e muitas vezes você já tem tudo que precisa na sua própria casa.

O que você deve evitar de toda a maneira é utilizar tecidos pesados demais. Jeans nem pensar, e malhas exageradamente grossas também devem ser deixadas para depois!

Como dá para perceber usar bermuda de ciclismo, a roupa de natação ideal e os tênis perfeitos não é frescura, é necessidade! Isso vai tornar a sua prática esportiva mais eficiente e, consequentemente, mais saudável para você! Vá por esse caminho, que aí você só tem a ganhar!