Benefícios da Prática do Yoga

Claro, você já sabia que o yoga faz bem para seu corpo, mas você conhece de quais formas o yoga pode ajudá-lo na busca por uma vida mais saudável? É mais do que apenas uma atividade de alongamento, e mais do que um exercício de força. Yoga traz benefícios para o corpo e para a mente, coisas que todos nós gastamos tanta energia tentando melhorar. Então, se você ainda não pratica do yoga, conheça algumas razões para começar!

Reduza o Stress
Praticar ioga dá-lhe a oportunidade de definir as coisas que estão incomodando você, deixa-las de lado por uma hora e se concentrar em si mesmo e seu bem-estar. Com pouco esforço dá para fazer uma pausa, regular o stress e relaxar a mente completamente. Poucos exercícios oferecem esse descanso! E talvez, quando você terminar a sua prática e voltar para suas atividades diárias, você terá então conhecido uma solução para um problema que não conseguia entender antes!

A pressão arterial
O yoga há muito tempo tem um efeito positivo sobre a pressão arterial e aqueles que sofrem de doenças cardíacas. A concentração e o foco diminuem a freqüência cardíaca, que é extremamente benéfico para as pessoas suscetíveis a todos os tipos de problemas cardíacos. O yoga desempenhou um papel enorme em Dean Ornish, um médico americano de grande destaque por ser um dos primeiros a parcialmente reverter doenças do coração através de dietas e pela mudança no estilo de vida de seus pacientes ao invés de cirurgias. A prática do yoga tem um possível efeito anti-oxidante sobre os corpos, e tem sido associada com a diminuição do colesterol e triglicérides, assim como um impulso na melhora da função do sistema imunológico.

Aprendizagem e Memória
Uma das mais recentes descobertas dos benefícios do yoga, alguns estudos têm sugerido que o yoga pode afetar positivamente o aprendizado e a memória. Alguns pesquisadores dizem que o yoga pode retardar o processo de envelhecimento, aumentar a auto-aceitação, e melhorar os níveis de energia em geral.

Função de um órgão
A prática do Yoga amplia sua comunicação com seu corpo e com seus órgãos internos, o que melhora a sua capacidade de prevenir doenças. Se você é um praticante regular, você se torna extremamente sintonizado com as funções do seu corpo e você saberá exatamente quando algo não está funcionando corretamente. Ao assumir um interesse real em seu corpo, você também irá cuidar dele melhor.

Há tantos motivos para entrar em yoga, é difícil entender por que ainda existem pessoas que optam por não praticar.