Benefícios do aço inox na indústria de alimentos e bebidas

O aço inoxidável apresenta muitas características satisfatórias quando se fala em sua aplicação às indústrias alimentícias e de bebidas: facilidade de limpeza, resistência à corrosão, resistência a altas temperaturas, forte apelo visual (modernidade e leveza), resistência mecânica adequada (o que permite que o material seja moldado para formas variadas, especialmente acabamentos superficiais), durabilidade e, sobretudo, condições higiênicas favoráveis, pois a ausência de rugosidade facilita a limpeza. Os benefícios do material são válidos em todas as etapas do processo industrial, desde a produção, armazenamento e, por fim, distribuição de alimentos.

Um dos principais aspectos considerados em se tratando de segurança alimentar diz respeito à qualidade dos materiais que entram em contato direto com os alimentos ou bebidas durante a preparação, manuseio, estocagem e transporte. O mercado do aço é diversificado, pois existem vários tipos de chapas de aço produzidas: chapas expandidas, chapas perfuradas, chapas recalcadas, finas, grossas etc. O que importa durante todo o processo é que as superfícies em contato com os alimentos sejam lisas, impermeáveis e livres de fendas, trincas e arranhões, que podem reter matéria orgânica.

Reconhecido pela legislação de vários países, o aço inox também atende às especificações da norma RDC 216, editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que as superfícies dos equipamentos, móveis e utensílios utilizados na preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição de alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis etc.

Essas mesmas vantagens também se aplicam ao processo de produção de bebidas, pois sua qualidade pode ser comprometida por contaminação quando os equipamentos e recipientes utilizados são feitos com materiais inadequados e rugosos. O aço inoxidável é resistente à corrosão e caracteriza-se por ter uma superfície muito lisa, o que impede o acúmulo de impurezas na superfície dos tanques e, consequentemente, o desenvolvimento de bactérias. Além disso, o aço inoxidável é fácil de limpar, conferindo aspecto higiênico às instalações, possui design inovador e custos competitivos.

Outras Indústrias

Além da indústria alimentícia, o aço inoxidável, levando em consideração todos os atributos já levantados, também tem sido utilizado em outros setores:

  • Eletrodomésticos: grandes eletrodomésticos ou pequenos utensílios (facas, garfos, colheres e panelas);
  • Indústria automotiva – peças para veículos, como escapamentos, por exemplo;
  • Construção civil e de mobiliário;
  • Indústria de produtos químicos e petróleo;
  • Setor de serviços: fachadas e placas de sinalização visual.