As belezas do litoral paulista

O litoral do estado de São Paulo tem aproximadamente 700km de praias, divididas em 15 municípios. Trata-se de uma extensão de belas paisagens naturais e diversas opções de lazer e esporte. Além disso, contempla manguezais, cavernas, restingas, rios e 149 ilhas, formando um rico ecossistema. A costa paulista é subdividida em três regiões: litoral sul (onde estão localizados: Cananéia, Ilha Comprida e Iguape), baixada santista (formada por: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá e Bertioga) e litoral norte (onde situam-se São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).

Confira os porquês de conhecer algumas das cidades da região na lista abaixo:

Cananéia

A primeira cidade do litoral de São Paulo, na divisa com o Paraná, é caracterizada por uma rica biodiversidade marinha. Algumas atrações turísticas da cidade são a infinidade de trilhas e cachoeiras, a rusticidade das praias e um centro histórico colorido, que preserva construções do século XVII. Diversas piscinas naturais são formadas com o município vizinho de Ilha Comprida.

Itanhaém

A segunda cidade mais antiga do Brasil conta com 14 praias e um forte turismo ecológico. A fauna e a flora são riquíssimas nesse refúgio da mata atlântica, onde os visitantes gostam de fazer trilhas. Feiras de artesanato e a prática da pesca esportiva são outras atrações da cidade. No município, está localizada a ilha Queimada Grande, caracterizada pela alta concentração de jararacas-ilhoas, espécie endêmica da região.

Praia Grande

Consiste numa longa e única faixa de areia, na qual os nomes das praias se alteram conforme o bairro onde se está. É um dos principais destinos dos paulistas, contando com agitada vida noturna nas feirinhas da orla. O Palácio das Artes e a Fortaleza de Itaipu também são importantes pontos turísticos.

Santos

As belezas do litoral paulista

A principal cidade do litoral paulista está no livro dos recordes por ter o maior jardim frontal de praia do mundo, que se estende por sete bairros, tendo a ciclovia como um de seus maiores diferenciais. A cidade tem importância econômica devido ao porto, o mais movimentado da América Latina. O orquidário e o aquário municipais também recebem muitos visitantes. Destaque para a arquitetura do centro histórico e para a Bolsa do Café.

Guarujá

A “pérola do Atlântico” conta com praias para todos os gostos: algumas mais calmas atraem famílias, mas há outras com águas mais agitadas que favorecem a prática do surfe. É caracterizada por casas de alto padrão nas proximidades da orla, com destaque para o condomínio Acapulco Guarujá.

Ilhabela

O município é acessível a partir de uma balsa que parte de São Sebastião e contém cerca de 40 km de praias, num ambiente exótico e inexplorado. A ilha caracteriza-se pelas trilhas e cachoeiras que formam um cenário paradisíaco. Por isso, tende a ficar lotada em fins de semana e feriados. Antecipe-se!

Ubatuba

Um dos destinos favoritos dos paulistas, a cidade de Ubatuba conta com incríveis 102 praias que vão até a divisa com o estado do Rio de Janeiro. Algumas são mais calmas e desertas, outras são mais movimentadas. O trekking e os passeios de escuna para a diversidade de ilhas da região são marcas registradas da cidade.