Atração no Guarujá: conheça o Acqua Mundo

Visitar o Guarujá é um programa que atrai qualquer turista. Os próprios moradores também sabem curtir a cidade, especialmente por conta das praias, trilhas e belezas naturais de forma geral. Cada vez mais, novas residências, apartamentos e condomínios, como é o caso do condomínio Acapulco Guarujá, são construídos na região, atraídos pelos encantos que a cidade oferece.

As praias compõem cenários paradisíacos e contam com infraestrutura excelente nos arredores, com bares, restaurantes, lojas, quiosques e sorveterias. Há muitas ferinhas de artesanato que também fazem sucesso.

É importante ressaltar, no entanto, que nem só de praias vive o turismo no Guarujá. Uma atração que recebe muitos visitantes é o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul, fundado em dezembro de 2000.

Diversidade de espécies

O Acqua Mundo conta com mais de 170 espécies, englobando a vida marinha, répteis, invertebrados e aves, totalizando mais de 5 mil animais. O aquário contém 49 ambientes diferentes para exposição e há visitas monitoradas para grupos escolares e visitantes em geral. Os monitores explicam tanque por tanque as características, hábitos e curiosidades dos animais.

O recinto da Amazônia, por exemplo, possui espécies de peixes de água doce, como o Pirarucu e o Pacu. O recinto Oceano, por sua vez, tem animais que habitam a água salgada nadando por seus 800 mil litros de água, como tubarões lixa, raias e diversos peixes, incluindo o popular peixe palhaço.

Atração no Guarujá: conheça o Acqua Mundo

O pinguinário é outro ambiente que atrai os visitantes por conta da graciosidade dos pinguins. Além deles, outros animais podem ser vistos em reproduções de seu habitat natural, como o lobo marinho, cobras, tartarugas e jacarés.

Outras Atividades

Além da visitação, o Acqua Mundo também oferece atividades complementares, como palestras, oficinas, passeios de barco ao canal de Bertioga, trilha na prainha Branca e até mesmo um mergulho interativo com tubarões. Outra opção interessante é o Acampacqua, um acampamento no aquário que possibilita a observação dos hábitos noturnos dos animais.

Conservação dos Oceanos

A criação do Acqua Mundo está extremamente associada à educação ambiental e à pesquisa ecológica, temas abordados em todas as atividades desenvolvidas. O aquário proporciona aos visitantes conhecimento acerca de tópicos como ecossistemas e seus organismos, poluição urbana e meios de preservação. Essas ações são parte do Programa de Educação Ambiental – PEA, que tem o objetivo de divulgar o conhecimento científico de forma lúdica e didática.

Onde e quando

O Acqua Mundo abre diariamente e está localizado na avenida Miguel Estéfano, 2000, próximo à praia da Enseada.