Asfalto e paralelepípedo

Esse assunto participa na rotina, principalmente, das grandes cidades do interior, Brasil adentro. O asfalto já conquistou seu espaço em uma grande parte do cenário nacional, e sem dúvidas é priorizado quando o assunto é referente ao recapeamento da rua em questão. Hoje em dia já não encontramos com tanta facilidade, o uso das pedras de paralelepípedo. Sua importância ao longo dos últimos dois séculos é inquestionável e sem dúvidas elas ajudaram para que o desenvolvimento das nossas estradas, tecnologia e até mesmo a rotina do dia a dia, pudesse melhorar, facilitando o nosso transporte.

Paralelepípedo

Não bastasse sua importância para uma grande parte da evolução da sociedade, essas pedras assumiram um papel ainda mais relevante nestes últimos anos. No Brasil, existem algumas leis que preservam o conservadorismo de tudo aquilo que foi construído ao longo período de tempo, o chamado movimento de “tombamento” que consiste em impedir que toda e qualquer propriedade construída que tenha seu valor cultural e características bem reconhecidas, não seja destruída sem o aval daquele que assinou a obra ou do órgão chamado de Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

tradicionais-ruas-da-cidade-de-ouro-preto.E neste contexto é que entram as históricas pedras de paralelepípedo. Em algumas cidades ainda é possível até encontrar muitas ruas sem o mínimo tratamento com a pista, e muitos dos casos é comum ver o barro ocupando o papel de pavimentação, e assim dificultando um pouco mais sobre a locomoção dos habitantes da região. Em alguns casos mais específicos podemos ver as pedras sendo valorizadas, e algumas ruas que possuem seu valor sentimental para a cidade, ainda preservam o uso delas por toda a importância em que ela esteve no resultado em que a cidade se encontra hoje. Isto fica claro em algumas cidades conhecidas pelo seu contexto histórico, como no caso de Ouro Preto, Minas Gerais, que pode exemplificar um pouco de todo o assunto abordado.

Asfalto

Em comparação técnica, o uso do asfalto para as estradas e avenidas realmente é muito mais vantajoso, pois as grandes evoluções e desenvolvimentos obtidos em sua tecnologia é melhor. As paralelepípedos se tornam um perigo na chuva, não oferecem resistência, desgasta ainda mais rápido os carros e seus pneus, não ajudam que o pedestre trafegue com tanta facilidade, e fica complicado não querer se atualizar para a tecnologia asfáltica quando tudo isso é colocado na ponta do lápis.

processo-de-pavimentação-asfaltica.Sua utilização pode ser considerada como um ato revolucionário, pela quantidade de benefício que foram conquistados pela sua implantação. Em aspectos de segurança, o asfalto também garante aos cidadãos, uma maior tranquilidade para prosseguir com o fluxo das vias sem que haja maiores problemas encontra em épocas anteriores. É preciso lembrar também que com a utilização do asfalto, os carros ganharam um solado mais propício para que a velocidade pudesse ser explorada, e com isso a tecnologia voltada para o automobilismo também agradece por mais esta evolução para as pistas.

Essa facilidade de transitar, além da liberdade para pisar no pedal, também veio novos riscos que apesar de serem controláveis acabam estragando a vida de muitos que não conseguem administrar esta responsabilidade. De qualquer forma, os dois tipos trazem seus riscos e benefícios, ambos têm seus adeptos e seus aspectos preferenciais.