As Vantagens dos Paletes Usados

estantes de paletes

Paletes usados tem novas funções dentro de casa

Famosos por uma nova utilização na decoração, os paletes são versáteis e essenciais para facilitar o transporte de cargas e o armazenamento de produtos. Por isso, antes utilizado somente como função nas indústrias, os paletes atualmente também estão aparecendo de forma decorativa em casas e comércios, como cadeiras e sofás confortáveis e repletos de estilo.

Muitas pessoas descobriram os paletes para uma aplicação completamente diferente do objetivo para o qual ele foi projetado, e antes um objeto que significava padronização, hoje transmite modernidade e baixo custo, além de manter uma característica que existe desde sua invenção: a praticidade.

Os materiais mais utilizados na composição dos paletes são a madeira, o plástico, o compensado e o metal. No Brasil, o modelo mais utilizado é o de madeira, com vários tamanhos e acabamentos diferentes. A madeira é a matéria prima mais utilizada, pois, caso precise de alguma manutenção, pode ser facilmente reparada. Cada país deve definir qual é o padrão a ser usado em sua região. Padronizadas em 1990, as medidas utilizadas em paletes brasileiros são de 1,00×1,20m.

Já a nível internacional, a regulamentação dos paletes é garantida pela ISO (International Organization for Standardization) e é dividido em seis modelos padrões, de acordo com a área de utilização, as regiões em que são mais populares e o percentual de perda de estoque. Toda a área utilizada em cima de um palete pode ser totalmente ocupada, evitando desperdício do espaço e otimização do armazenamento do produto.

Já para decoração, o baixo custo e fácil adaptação dos paletes é o que chama a atenção de quem quer economizar e inovar na decoração de sua residência ou comércio. Outra vantagem em sair do convencional ao utilizar mobílias em que sua base seja o palete, é a produção artesanal de móveis e sua customização. Como são reaproveitáveis, a sustentabilidade também é outra vantagem ao utilizar os paletes usados na decoração ou até mesmo na área industrial.

A aplicação das peças de madeiras em decoração é mais comum em sofás, mesas e estantes. O material alternativo dá um toque despojado ao ambiente, além de deixá-lo mais confortável e permite que a pessoa utilize toda a criatividade para deixar o local com as características que deseja.

Principais vantagens

Os vários modelos de paletes permitem a escolha do ideal para seu objetivo. Seja indústria ou para uso pessoal, a utilização dos paletes usados são de baixo custo, sem perder a qualidade de um palete novo em folha. Dependendo a utilização, há vários tipos de palete pronto para ajudar a estocar produtos ou decorar a sala de sua casa.

Ecologicamente viável, os paletes de madeira no fim da vida útil ainda podem ser utilizados em reciclagens e transformados em adubo, cartolina e papel. Se não desejar reciclar seu palete para outro material, ainda pode reutilizá-lo com simples reparações. Rápidos e fáceis de construir, muitas vezes até manualmente, a fabricação é bem simples, porém eficaz e que garante segurança e qualidade.

Normalmente, a construção requer somente três placas de estabilização, garantindo rapidez e eficiência em sua montagem. A facilidade de produção dos paletes é uma vantagem para as indústrias, que utilizam estes objetos em grande escala. Mais procurado para atender a área alimentícia, farmacêutica e têxteis, o palete é o melhor amigo de quem quer otimizar espaço e garantir a segurança de seus produtos.

Baixo custo

Independente da finalidade em que será usado, a qualidade do palete deve vir em primeiro lugar. Não adianta priorizar o preço baixíssimo e o palete estar em péssimas condições, e então precisar gastar mais para adquirir um modelo de melhor qualidade. Normalmente, paletes usados tem um preço abaixo do normal, e se escolhido corretamente, apresenta as mesmas qualidades e vantagens de paletes novos em folha.

Muitas vezes, a reutilização dos paletes compensa o custo-benefício que a empresa terá ao adquirir modelos usados. Sua aplicação correta proporciona maior eficiência dos veículos de transporte e movimentação, além de organizar o espaço útil de sua empresa, seja ele de pequeno, médio ou grande porte