As Utilidades dos Cabos de Aço

Cabos de Aço

Cabos de Aço

De acordo com a atividade em que os cabos serão usados, eles devem cumprir exigências diferentes. Os principais usos são dos cabos de aço são como cordas de serviço, onde são dobradas sobre roldanas e tambores. Portanto, eles são forçados principalmente por flexão e por tensão e são mais resistentes para conseguir aguentar essa pressão. O fato dos cabos de aço serem constantemente flexionados e sofrerem pressão, são alguns dos motivos que exigem a inspeção periódica dos cabos de aço, a fim de, garantir a segurança durante as atividades, pios acidentes nesse meio costumam ser graves, principalmente porque os cabos de aço são utilizados para elevação de cargas pesadas.

Existe tipo de cabos de aço específicos para cada atividade, como as cordas fixas, estadia de cordas, cordas espiral, são usadas quando é necessário levar a força de tração e, portanto, são carregadas principalmente por tensões de tração estática e flutuante.

Já os cabos de aço, chamados de cordas de trilha, são utilizadas como trilhos para os rolos de cabines ou outras cargas, como os teleféricos e guindastes. Em contraste com a execução de cordas, as cordas de pista não assumem a curvatura dos rolos. Nos Brasil esse tipo de cabos de aços é usado em vários pontos turísticos, como no teleférico do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, ou no teleférico de Campos do Jordão, no estado de São Paulo.

Os cabos de aço do tipo, cordas encalhadas são usados para explorar vários tipos de equipamentos. Estes fios são tensionados pelas forças de tração, mas antes de tudo por flexão, quando se curvou sobre as bordas mais ou menos acentuada dos equipamentos, sendo mais flexíveis e podendo ter mais variedade de utilização, mas não podendo servir para alguns tipos específicos de serviços.

Existem normas técnicas para as unidades de corda de gruas, elevadores, e para as formas de cabos de aço de instalações de mineração. Essas normas são ditadas para que não excedam uma determinada força de tração e sejam suficiente na relação entre roldana e diâmetros do cabo de aço. As normas são estabelecidas visando a segurança para a utilização dos cabos de aço.