Aprenda Ótimas Dicas para Limpar o Seu Fogão!

É tudo perfeito quando cozinhamos aquela massa maravilhosa ou assamos uma bela carne, mas é só uma gotinha de gordura cair no fogão que já vem na cabeça: “Ai meu deus, vou ter que ter trabalho para limpar isso ainda”.

A sorte nisso tudo é que existem algumas dicas, ainda pouco conhecidas, que tornam esses contratempos do cotidiano facilmente contornáveis. Esse guia vai ser útil para todas as cozinheiras e cozinheiro, mas, e principalmente, será uma mão na roda para aqueles que cozinham há pouco tempo e ainda não conhecem todas as artimanhas.

Como limpar o fogão

Como limpar o fogão

Para a limpeza do fogão

Para realizar a limpeza do fogão use somente espojas ou panos finos embebidos em água e sabão neutro. Para tornar a remoção da gordura mais fácil use também bicarbonato de sódio diluído em água morna. Após passar o pano úmido, seque com um pano bem macio para não arranhar o fogão. Se ainda ficar alguma sujeira grudada junte à solução, com bicarbonato de sódio, um pouco de vinagre de maçã. Lembrando que nesse momento, e em todos, jamais se deve usar produtos que contenham soda caustica!

É bem normal aconteçam derreamentos nos queimadores e com o tempo isso os deixa desgastado e sem brilho, para resolver esse problema pingue umas gotinhas de limão nos queimadores ainda quentes (cuidado para não se queimar!) e esfregue-os com uma esponja e sabão de coco.

Vale lembrar que para realizar a limpeza dos queimadores o ideal é retirar eles do fogão, jamais tente limpar com eles encaixados. A maioria dos modelos de fogões possui um sistema de remoção bastante simples, mas fique atento antes de comprar o seu e olhe todas as especificações para ter certeza de que está escolhendo o fogão ideal, tanto para realizar limpezas quanto para cozinhar.

Para evitar acidentes sempre se certifique que os queimadores estão desentupidos. Para fazer isso use um palito de madeira ou um fio de nylon para desentupir todas as saídas de gás.

Limpar cooktop é facil e rápido!

Limpar cooktop é facil e rápido!

Se você possuir um cooktop ao invés de fogão a limpeza também é bastante simples. Basta limpar com uma esponja ou pano macio molhado em água a sabão (sempre neutro, ok?) e em seguida secar com um paninho.

Para fazer a limpeza externa do fogão, se ele for de inox, use um pano macio com um pouco de álcool para remover manchas de agua. Caso seu fogão seja esmaltado, utilize um pano fino embebido em agua e sabão de coco para limpar.

Por último, é bastante importante lembrar que a limpeza jamais deve ser feita enquanto o fogão ainda estiver quente. Mudanças rápidas de temperatura podem acabar por rachar o esmalte.

Para a limpeza do forno

Para limpar o forno é importante, da mesma forma que no fogão, não usar produtos abrasivos ou qualquer produto que tenha soda caustica na composição que, além de tóxica, pode estragar a parte interna do forno.

Se houver resíduos das últimas refeições ou excesso de gordura no forno, para limpar basta aquecer ele ligeiramente e usar um pano úmido ou uma esponja também úmida. Jamais utilize esponjas de aço, facas ou qualquer outro material agressivo, do contrário seu forno sofrerá danos irreversíveis.

Use produtos neutros e materiais macios para limpar o forno.

Para terminar, a limpeza do seu forno ficará mais rápida se você colocar um pequeno recipiente com amônia dentro do forno frio. Enquanto você faz outras limpezas deixe o pires lá e quando você for limpar o forno perceberá que o vapor da amônia terá feito toda gordura se soltar! Se vocês quiserem saber mais recomento um vídeo do canal BusTV Publicidade, eles mostram passo-a-passo todas as técnicas de limpeza.