Ácaros: Como Combater o Problema? Dicas

Os ácaros são os grandes vilões responsáveis pela maioria dos casos de rinite, asma alérgica, espirros e também por intensificar os problemas respiratórios.

Ácaros: Como Combater O Problema? Dicas

Ácaros: Como Combater O Problema? Dicas

Essas verdadeiras pragas domésticas se fazem presentes em ambientes úmidos, e se alimentam de restos de pele humana, sendo facilmente encontradas em cortinas, tapetes, almofadas, roupas de cama, armários, sofás, cobertores, travesseiros, móveis e até em bichos de pelúcia. Mas cumpre destacar que o colchão é o local mais contaminado por ácaros, pois passamos boa parte do tempo dormindo, e o calor e a umidade de nosso corpo, além da descamação natural de nossa pele, propiciam um ambiente perfeito para eles. Estima-se que um colchão com 10 anos de uso contém cerca de 1 trilhão de ácaros.

Como ser livrar dos ácaros?

Infelizmente, segundo muitos pesquisadores, é praticamente impossível livrar as residências dos ácaros; porém é possível a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses seres invisíveis a olho nu. Vamos a elas então?

1 – Mantenha a casa sempre limpa, especialmente os ambientes de descanso, como os quartos. E procure passar um pano úmido sobre os móveis e no chão, sempre que possível.

2 – Deixe as janelas da casa bem abertas, pelo menos durante o período da manhã, uma vez que melhorar as condições de ventilação e claridade natural dentre da casa pode contribuir para combater os ácaros. É por isso que os especialistas sempre aconselham colocar travesseiros, edredons e colchas ao alcance da luz do sol e em locais ventilados.

3 – Procure trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Além do mais, é recomendável sempre utilizar capas protetoras anti ácaros para forrar travesseiros e colchões. E também não se pode esquecer que é vital uma boa lavagem das roupas, logo depois de tirá-las do armazenamento.

4 – Substitua os cobertores por edredons de material sintético.

5 – Lave frequentemente os lençóis, fronhas de almofadas, travesseiros e edredons a temperaturas superiores a 55º C, pois só assim é possível matar os ácaros.

6 – E quando for limpar o banheiro, procure passar um pano úmido com vinagre ( geralmente 2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água ) no vaso sanitário, na bancada, no chão e nas paredes.

7- Remova do ambiente todos os objetos que possam facilitar o acúmulo de pó e de outros resíduos e partículas.

8 – A cozinha deve estar limpa e seca; e não se esqueça de manter os alimentos sempre cobertos e vedados.

Portanto, tomando esses cuidados simples, é possível reduzir a proliferação dessas pragas domésticas que tanto mal podem causar a nós e a nossa família.