A Planta mais Venenosa do Mundo

oleandro planta mais venenosa

Oleandro - Possivelmente a Planta mais Venenosa do Mundo

oleandro (espirradeira), ou Nerium oleander, é considerada por muitos como a planta mais venenosa no mundo. Todas as partes da bela oleandro contêm veneno – muitos tipos de veneno. Dois dos mais potentes são a oleandrina e aneriantina, conhecidos por seu efeito devastador no coração. O veneno da oleandro é tão forte que pode matar uma pessoa que apenas comeu o mel produzido por abelhas que ingeriram o néctar desta planta.

Trata-se de uma planta bastante atraente e apesar de sua fama de mortal é frequentemente plantada com propósitos decorativos. Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil. Embora nativa do extremo oriente, a planta chegou aos Estados Unidos, onde se alastrou rapidamente. Ela é forte e sobrevive até mesmo em solos pobres e áridos. A planta cresce como um arbusto denso e chega normalmente a ter entre 1,8 e 5,4 metros em sua maturidade. Possui folhas finas e verde escuras e suas flores podem ser amarelas, vermelhas, rosas ou brancas e crescem em cachos.

Mesmo em áreas áridas a espirradeira produz flores lindas e cheirosas. Os animais se aproximam da planta instintivamente. Como ela cresce rapidamente é muitas vezes usada em barreiras nas estradas e outras áreas que necessitam estar longe do barulho e poluição. O seu crescimento rápido também a torna popular em zonas de construções já que elas previnem erosões.

Mais informações:

*Outros nomes populares: espirradeira, oleandro, flor-de-são-josé,

loureiro-rosa e loandro-da-índia
*Contra Indicações: tóxica, uma única folha pode causar envenamento.
*Parte Tóxica: Toda planta, mesmo depois de morta.
*Dose Letal: 0,18 g da planta pode causar a morte de um homem de 80 Kg.
*Sintomas da Intoxicação: dores abdominais, pulsação acelerada, diarréia,
vertigem, sonolência, naúsea, vômitos, coma e morte. Os sintomas podem ocorrer
várias horas após a ingestão

  • sonia

    Fiquei a saber ontem que tenho uma planta venenosa no meu jardim oleandro, tenho dois filhos de idade de 2 a 6 anos, se engerida a flor ou a folha tem algum mal? Ou é mesmo so o mel que as abelhas podem igerir atraves do polem.

    • Todas as partes da planta são venenosas e podem causar problemas se ingeridas.