A Missão dos Macanismos de Buscas

mecanismose-buscasComo quem pesquisa na internet está livre para usar qualquer um dos muitos mecanismos de buscas disponíveis para encontrar o que procura, a carga fica sobre os mecanismos de buscas (search engine optmization – SEO ), que devem fornecer uma experiência de busca relevante, rápida e atualizada. Em sua grande parte, os mecanismos de buscas conseguem isso quando são percebidos por terem os resultados mais relevantes e os oferecem com maior rapidez, já que os usuários procurarão o mecanismos de busca que, a seu ver, fornrecerá em menos tempo as respostas que procuram.

Como os resultados disso,os mecanismos de buscas investem uma grande quantidade de tempo, energia e capital para melhorar sua relevância. Isso inclui realizar estudos extensivos sobre as respostas dos usuários aos seus resultados de buscas, comparando os resultados com aqueles de outros mecanismos de busca, realizando estudos de rastreamento de olhares e contruindo campanhas de marketing e de relações públicas.

Como eles ganham Dinheiro?

Os mecanismos de buscas geram receitas principalmente por anuncios pagos. A maior parte dessas receitas vem de um modelo do tipo pague por clique (ou custo por clique), no qual os anunciantes pagam somente pelos usuários que clicam em seus anúncios. Como o sucesso dos mecanismos de buscas depende tanto da relevância de seus resultados de pesquisa, as manipulações da classificações (Black Hat) que geram resultados irrelevantes, são tratadoas com bastante seriedade.

Cada grande mecanismo de busca emprega uma equipe de pessoas que se concentra exclusivamente em detectar e eliminar spams de seus resultados de pesquisa. Isso é importante para os praticantes de SEO, pois eles precisam ter cuidado com as táticas que empregam para que elas não sejam vistas como iniciativas de spam pelos mecanismos de vusca, já que isso geraria o risco de penalidadess para os sites com os quais trabalham.

Fatia de mercado dos Mecanismos de Buscas

A figura ao lado demonstra a fatia de mercado dos principais mecanismos de buscas aqui no Brasil, e o Google é o mecanismo de busca dominante aqui no Brasil.

Fatia de mercado do Google comparada a seu principal concorrente o Yahoo e outros.

Fatia de mercado do Google comparada a seu principal concorrente o Yahoo e outros.

Em muitos países europeus, a diferença é ainda maior. No entanto, em alguns mercados, o Google não é o dominante, aliás, não da para se ganhar em todos os lugares. Na China, por exemplo, o principal mecanismo de busca é o Baidu. O resultado é que, na maioria dos mercados mundiais, o grande dado á SEO é uma estratégia inteligente para o Google.

Porque pesquisamos no Google?

O objetivo básico de um pesquisador humano é obter informações que sejam relevantes para uma pesquisa. No entanto, essas pesquisas podem assumir várias formas diferentes. Um dos elementos mais importantes para criar uma estratégia de marketing digital para um site em torno de SEO e das classificações de buscas é desenvolver uma compreensão meticulosa da psicologia de seu público alvo. Uma vez entendido como o usuário pesquisador comum, e mais especificamente, o seu público alvo, utiliza os mecanismos de buscas, você poderá atingir e mantes esses usuários com maior eficácia, essa é a chave do sucesso em SEO.

Evolução da PesquisaPlanejamento-de-SEO-na-pratica

A otimização de sites, dos mecanismos de buscas, ou melhor falando SEO, evoluiu muito ao longo destes anos, mas os princípios mais importantes de como conduzir uma busca permanecem praticamente inalterados. Os mecanismos de buscas zelam por estes importantes requisitos, olhe só:

  1.  Experimente a necessidade de obter uma resposta, uma solução ou uma informação. Por exemplo, o usuário pode estar procurando por um site para comprar algo ou aprender algo.
  2. Formule essa necessidade em uma sequência de palavras e frases. A maioria das palavras formula as consultas usando de
    uma até 4 palavras chaves.
  3. Faça a pesquisa, verifique os resultados, veja se você obteve o que procurava e, caso contrario, tente consulta refinada

Quando esse processo resulta em uma conclusão satisfatória de uma tarefa, cria-se uma experiencia positiva para o usuário, para o mecanismo de busca e para o site que fornece as informações, conteúdo de qualidade.

Como saber o que usuário procura?

Bons praticantes de SEO têm como objetivo, oferecer aos pesquisadores resultados que sejam relevantes para suas consultas. Por isso, um elemento crucial para construir uma estratégia de marketing digital em torno de SEO e das classificações de buscas é entender seu público-alvo.Uma vez entendido como seu mercado-alvo busca seu serviço, produto ou recurso, você poderá atingir e mantes seus usuários com maior eficácia.