A Importância do Sono no Desempenho Esportivo

Importância do Sono no Desempenho Esportivo

Importância do Sono no Desempenho Esportivo

O desempenho de um indivíduo para realizar atividades físicas ou esportes, não depende apenas de seu condicionamento físico e alimentar, mas o descanso é um fator-chave para aperfeiçoar o desempenho do atleta.
O sono desempenha um papel especial na vida dos atletas, porque ele é um dos principais fatores que afetam o desempenho físico e esportivo.

Neste sentido, o sono restaurador é também uma atividade e, portanto, é essencial se recuperar corretamente após um esforço para enfrentar com sucesso os exercícios futuros.

Tem sido demonstrado que o sono adequado não apenas alivia o estresse e melhora a saúde, mas desempenha um papel especial no desenvolvimento muscular.

Por toda esta evidência subjacente importância fisiológica do sono. Por exemplo, demonstrou-se que o aumento da pressão arterial experimentado por muitos atletas antes da competição, pode ser controlado com um sono repousante, o que melhora a circulação do sangue e, com ele, a oxigenação dos tecidos, uma chave para reduzir o desenvolvimento precoce de fadiga.

Além disso, um sono reparador reduz a freqüência cardíaca, que de forma permanente deve ser monitorada com os acessórios fitness como se o pulsómetro, e isso resulta em menos desgaste e pressão sobre o coração, o que contribui significativamente para o desempenho físico durante o exercício.

Também, os testes de laboratório mostraram que o nível mais baixo de ureia no sangue depois de dormir adequadamente, isto significa que a recuperação é facilitada porque evita a destruição das fibras musculares e é aliviado salientar-se de qualquer atleta.

De igual modo, as análises mostram que os níveis de glicose no sangue são muito baixos quando não é suficiente o sono, enquanto que, quando a qualidade e quantidade do sono aumenta, aumentam os níveis de glicose no sangue e, assim, a resistência a fadiga aumenta, além de aperfeiçoar o desempenho atlético.

Para todos os fatores que influenciam o desempenho atlético sejam completamente controlados, não se esqueça de que o sono também é importante e que, além de descanso, alimentação e rotina de exercícios, você precisa dormir pelo menos 8 horas e até 10, período que pode se usar eletroestimuladores, para melhorar suas condições no momento da ação física.