A Importância da Planilha de Controle Financeiro

Planilha de controle financeiro

Planilha de Controle Financeiro

A importância de uma planilha de controle financeiro é manter a saúde econômica, seja da sua empresa ou da sua casa. Este atualmente é o melhor método de controle de gastos e um remédio para acabar com as dívidas, que se acumulam quando não temos uma disciplina econômica, já que não possuímos a responsabilidade de entender como funciona a nossa movimentação.

O objetivo maior da planilha de controle financeiro é descobrir o destino em que o dinheiro está sendo utilizado e avaliar se este destino está sendo útil ou não, e através destes direcionamento de finanças, o saldo vermelho e as dívidas serão banidas.

Produção de Planilha

Através da internet pode-se observar vários modelos de planilhas de controle financeiro já criados, para facilitar e guiar a criação da própria planilha, contendo as informações necessárias que serão geridas posteriormente. A organização da planilha para o controle financeiro deve ser feita e revista com disciplina, contendo informações como os gastos feitos durante o mês, sejam eles grandes ou pequenos, fixos ou variáveis, incluindo os gastos adicionais com o lazer.

As datas destes valores também devem ser considerados, pois muitas vezes o pagamento de multas por atraso somente aumenta as chances dos valores do mês seguinte serem maiores, ou seja, com a organização destas datas, de pagamento e de recebimento de valores, podem conciliar com algumas das contas, que podem ser pagas em dia excluindo assim, o adicional da multa.

Algumas das contas podem ter a renegociação de datas, podendo coincidir com as datas de recebimento de valores, e caso isso não seja possível, chega o momento de avaliar os valores que devem ser poupados para o pagamento das contas que vencem antes das datas de recebimento de valores. Se sentir grande necessidade de conselhos, muitas entrevistas com especialistas em economia estão disponíveis na internet, assim como as planilhas prontas já citadas, nestas entrevistas, além de ser extremamente citado o uso de planilhas de controle financeiro, algumas dicas de como economizar são dadas.

A economia não se trata em si de deixar de gastar ou de viver, mas de saber direcionar os valores obtidos conciliados as contas adquiridas ao longo dos meses.