A Culpa é da Polícia

Basta ler o noticiário em qualquer veículo de comunicação ou assistir pela televisão para se tomar conhecimento de barbaridades que acontecem em nossa cidade, estado e país. As notícias mais destacadas sempre estão ligadas à violência apresentadas nas páginas policiais.

Claro que tudo tem que ser mostrado, esclarecido e quem trabalha direitinho não tem ou não deve ter o que temer e apoiar o trabalho da imprensa. Mas, ultimamente há certa tendência em querer transmitir aos cidadãos a idéia de que tudo é a polícia que tem que resolver, como se tudo fosse culpa da polícia, como se policiais fossem obrigados a solucionar os problemas do mundo. Sim, porque a ”polícia” é composta por cidadãos que estão ali dando sua contribuição para a preservação da ordem e para a proteção da sociedade, são trabalhadores como quaisquer outros cidadãos. Ora vejamos a baderna, o som alto, arruaças nas ruas nos finais de semana, por exemplo, as pessoas acham que isso é culpa da polícia, que a polícia tem que solucionar.

Ninguém se olha no espelho e se pergunta se os pais ou responsáveis por aqueles que vivem “aprontando” nas ruas não seriam os verdadeiros culpados. Muitas situações, pessoas que acham que tudo é culpa da polícia nem sabe que seus filhos estão lá na rua enchendo a cara e incomodando a sociedade que culpa a polícia tem por isso? O cidadão não dá educação adequada para o filho que se envolve com drogas e coloca a culpa na polícia dizendo que esta deixou o traficante nas ruas para aliciar e oferecer drogas ao seu filho.

O cidadão deixa um filho menor ficar na rua até altas horas, bebendo e a culpa deve ser da polícia que não coíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores. O filho “cabula” aula, vai lá para a praça ficar à mercê da malandragem e a polícia tem que buscar uma solução? Será que os pais desses alunos vão ao menos uma vez por bimestre na escola ver como seus filhos se comportam, se respeitam os professores, diretores e funcionários da instituição em que estudam? Se um jovem não respeita os pais, talvez por serem fracos em suas decisões vá respeitar um professor? Será mesmo que tudo é culpa da polícia?

A violência urbana será que é culpa da polícia? E a família, fica onde? E o pai que todos os dias chega em casa com a cara cheia de cachaça? Muitos não sabem ao menos o primeiro nome da diretora ou diretor da escola onde seus filhos estudam. O nome do professor e pior nem o nome da escola. Não fazem nem idéia de quem são os amigos do próprio filho nem do melhor amigo (a) do filho. A culpa pela incompetência política do país é da polícia?

A culpa pela incompetência dos pais na educação dos filhos é da polícia? A culpa pela falta de vergonha na cara de alguns marmanjos que aprontam na área central das cidades é culpa da polícia? A culpa pela ação de marginais que destroem os passeios e canteiros centrais na cidade com seus carros e sua falta de respeito com tudo e todos será da polícia também? Vai ver que sim, tudo é culpa da polícia.

  • Lucianaweb

    Adorei. É perfeito. Exatamente o que eu penso.
    O povo brasileiro é tão contra a policia que as vezes penso que isso vem das origens do País colonizado por bandidos e exilados. O que além de não ser verdade, me faz sentir preconceituosa.
    Mas eu imploro, alguém me dá outra explicação para um povo ser tão contra a sua policia, quanto o brasileiro é.

    • Felipe

      Acredito que falta uma pitada de patriotismo no povo brasileiro.

  • Aluizio Araujo

    Não é culpa da polícia, aliás quando grande parte das instituições falham, primordialmente a família que representa a célula construtora da sociedade está desorganizada, o que podemos esperar dessa sociedade? Ser policial hoje, de certa forma é absorver problemas para si mesmo… Alguns especialistas na área de saúde dizem que em pouco tempo a pressão descontrola devido o estado constante de tenção. Estou aqui usando minhas palavras que nada mais é do que uma analogia da versão do próprio autor desse artigo. Aliás parabens por exposicionar a principal ferida do nosso contexto social brasileiro. Precisamos para consertar nossa sociedade, primeiro lermos mais a biblia sagrada por que em síntese: amando a Deus sobre todas as coisa e ao próximo como a nós mesmo, esse é o único antídoto que equilibra nossas ações e melhora a sociedade como um todo.Aluizio Araujo