A Arte por Trás do Bonsai

O bonsai é uma antiga forma de arte oriental onde formas encontradas árvores na natureza são reproduzidas em espécimes em miniatura cultivada em pequenos vasos. A palavra Bonsai significa, literalmente, em chinês e em japonês, “árvore cultivada em um pote”. Originalmente, essa arte foi desenvolvida no Oriente há quase 2000 anos atrás, hoje a arte sublime do bonsai é praticada em todo o mundo. Formas harmônicas e proporções de escala são cuidadosamente ponderadas como a arte e aplicadas diretamente sobre as plantas, onde a mão humana se com a natureza.

A Arte do Bonsai

A Arte do Bonsai

Uma árvore plantada em um vaso pequeno não é um bonsai, até que foi podada, formada, e “treinada” para alguma forma desejada. Bonsai são mantidos por um cuidadoso controle das condições de crescimento da planta. Apenas ramos importantes para o projeto total do bonsai são autorizados a permanecer e os ramos com crescimento indesejado são rapidamente podados. Raízes estão confinadas a um vaso pequeno e também são periodicamente podados para evitar o crescimento agressivo.

O bonsai pode ter uma versão estilizada ou uma forma mais comum, assim como as árvores que são encontradas na natureza. No caso do bonsai, a velhice de um exemplar é muito valorizado, visto também que um bonsai pode viver por centenas de anos. O bonsai sempre está em constante mudança, de estação para estação e de ano para ano, exigindo novas podas e formações ao longo da vida, e com o passar do tempo, a tendência é que ele se torne cada vez mais bonito.

É impossível escrever um simples conjunto de regras de cuidados para bonsais. Cada espécie de planta tem suas próprias necessidades especiais. Cada localização e cada ambiente é muito diferente para o cultivo, e essas peculiaridades têm de ser consideradas. Por isso, é importante, caso você esteja interessado na arte do bonsai, ler tudo o que puder sobre a arte. O Brasil é um país de clima excepcional e permite o cultivo de uma infinidade de espécies diferentes para a prática do bonsai. Encontre mais informações no site Bonsaikai.