A Ambição no Ambiente de Trabalho

Ambição pode atrapalhar o ambiente de trabalho

Ambição pode atrapalhar o ambiente de trabalho

Ser ambicioso quer dizer desejar algo, mais movido pela emoção do que pela razão, desejar crescer na vida, na vida profissional, sentimental. É a vontade muito grande de querer conquistar alguma coisa que traga reconhecimento.

Muitas pessoas utilizam o termo “ambição” como algo negativo, como ofensa. Para estas pessoas, ser ambicioso significa ser uma pessoa capaz de tudo, inclusive passar em cima dos outros, para conseguir aquilo que quer, geralmente um objetivo individual, egoísta. Porém, nem sempre é assim. O que você tem vontade de fazer, uma vontade muito grande? Mudar o mundo? Melhorar o meio ambiente? Paz na sua vida, tranquilidade? Esta será então sua ambição.

Característica positiva ou Negativa?

Ser ambicioso não é algo negativo, muito pelo contrário, significa um objetivo maior na vida de cada pessoa, mas como tudo no mundo, há pessoas que utilizam para se aproveitar e pisar nos outros. Ter uma ambição é muito mais do que simplesmente desejar alguma coisa, mas também querer realizá-la, estabelecer metas de vida.

É preciso buscar resultados para realização profissional e pessoal. É preciso ter um espírito competitivo, mas cooperador, sem competir de forma excessiva, pois pode passar uma imagem de egocentrismo, o que não é nada agradável em uma empresa ou até mesmo no dia-a-dia.

Ambição e Mercado de Trabalho

No ambiente profissional, é necessário para que cada funcionário saiba aonde quer chegar na carreira, conhecendo os objetivos e fazendo o planejamento, despertando a curiosidade.

Por exemplo, você pode ter a ambição de crescer em uma empresa. Dependendo do cargo, você pode procurar um meio de se destacar dentro do ambiente profissional, mas ser ambicioso demais e passar em cima dos outros. Pode fazer um curso de Solidworks para utilizar o software em modelagem de peças ou curso de línguas, como italiano ou francês, pode se aperfeiçoar em uma área específica. Buscando uma realização pessoal, e se possível a ainda ajudando outros colegas de profissão. Jamais deixe a ambição “subir à cabeça” porque aí sim, se tornará uma característica negativa. A ambição é uma característica daqueles que mais fazem sucesso.