5 Dicas Para Evitar A Dengue

Mosquito da dengue

Mosquito da dengue

Sabe-se que o mosquito Aedes aegypti, menor que um pernilongo comum, tem cor escura e corpo e patas listrados de branco. Ele não nasce com o vírus da dengue, mas se torna portador depois de picar uma pessoa já contaminada. Outro dado interessante é que apenas a fêmea pica o ser humano ( e somente de dia ) e deposita seus ovos geralmente em água limpa ou suja, parada e na sombra.

Daí a necessidade de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.  Veja algumas dicas interessantes.

1 – Não mantenha água parada em pratos sob vasos de plantas, em garrafas, pneus velhos e latas jogadas nos quintais  e terrenos baldios, pois tais recipientes acumulam água e facilitam a reprodução do mosquito.

2 –  É importante manter as caixas d’água, poços e cisternas tampados, uma vez que o mosquito prefere águas limpas.

3 – Para quem tem piscina em casa, a dica é tratar a água da piscina com cloro. Se a piscina estiver vazia, não se esqueça de cobri-la, mas fique atento ao acúmulo de chuva sobre a cobertura.

4 –  Outra dica é a pessoa evitar jogar lixo próximo a bueiros. Se eles entupirem, poderão formar poças de água que irão facilitar a proliferação do mosquito.

5-  Além de manter o seu quintal limpo, é aconselhável, quando chover, observar se há algum lugar nele ou próximo de sua casa que costuma acumular água, se isso acontecer tente resolver o problema o mais rápido possível, pois, como dito, qualquer  acúmulo de água é considerado um possível criadouro do mosquito.

Se todos seguirem essas dicas simples, com certeza conseguiremos ter um verão um pouco mais tranquilo; até porque sabemos  que todas as medidas de prevenção da dengue são, na verdade, coletivas, pois envolvem não só o nosso quintal, mas o do nosso vizinho também.