4 Dicas de Como Economizar em Casa

Economizar é a maneira mais rápida para conseguir comprar aquilo que desejamos. Mas, por falta de disciplina, essa tarefa nem sempre é fácil. Sem poupar muito por semana, em pouco tempo o dinheiro rende mais, trazendo para perto desejos como a compra de um imóvel e uma viagem em família.

Confira abaixo algumas dicas de como economizar sem sacrifício.

Administre seu dinheiro

1. Anote tudo

Contrutora Tibério_bloco de anotações

A primeira coisa a se fazer é listar todos os seus gastos mensais e analisar tudo aquilo que pode ser evitado.

Se anotar desde as balas da padaria até as contas de água, perceberá que, como a maioria dos seres humanos, você diariamente compra mais do que precisa.

 

2. Vamos às compras

Fazer a compra do mês pode ser mais econômico do que você imagina, se frequentar atacadistas. Esses “supermercados” costumam oferecer preços mais baixos nos produtos não perecíveis. Para não sobrar muita coisa repetida, uma dica é repartir a compra com amigos.

Feira

Construtora Tibério_ economize em casa

Na feira de rua você encontrará todos os alimentos naturais frescos que não são vendidos no “atacadão”. Uma boa dica é se programar para comprar os alimentos da época, assim você economiza e varia o cardápio.

Lista

Ir às compras com uma lista de tudo aquilo que está faltando, na sua casa ou apartamento, te ajudará a manter o foco e não encher o carrinho com itens sem necessidade.

 

3. Save the wather

Banho

A conta de água é um dos maiores gastos dentro do lar, mas, com um pouquinho de organização é possível diminuir o valor, e ainda de quebra ajudar o planeta.

Não tem quem resista a um banho quentinho. Mas, será que ele precisa ser tão quente? Aquecer água consome muita energia, por isso sempre que puder mude a configuração do seu chuveiro para “verão”.

Em uma pesquisa realizada pela USP concluiu-se que um banho de 8 minutos custa em média R$ 0,30, então dá para economizar.

Reutilizar a água

Reaproveitar a água da máquina de lavar, e da chuva, para limpar o quintal é uma ótima maneira de poupar recursos naturais e dinheiro. Em apartamentos essa água pode ser usada para limpar o chão da cozinha e lavanderia, por exemplo.

 

4. Diminua a conta de energia

Apague a luz

Construtora Tibério_nao apague a luz

Utilize a luz natural para economizar energia, fechando a janela apenas com o vidro e apagando as lâmpadas. Falando nelas, as fluorescentes consomem até 60% de energia a menos do que as incandescentes.

Liberte a tomada

Os aparelhos continuam gastando energia mesmo quando desligados. No modo standby este valor pode chegar de 15% a 40% de quando ele está ligado. Por isso, tire de tomada tudo aquilo que não for usar.

Feche a geladeira

Na hora de cozinhar, costumamos ir pegando os ingredientes conforme a ordem de uso. Mas, você sabia que isso gasta mais energia e aumenta a sua conta no final do mês? Separar todos os alimentos da geladeira de uma vez só é uma ótima alternativa para acabar com esse problema.