13 de Julho – Comemore o Dia Mundial do Rock

Pense rápido e responda: Você sabe que dia é comemorado o Dia Mundial do Rock? A data é pouco conhecida para a maioria da população, mas muito esperada e comemorada por “roqueiros” de todo o mundo.

Dia mundial do Rock

Dia mundial do Rock

O Dia do Rock

O Dia do Rock é comemorado todo dia 13 de julho desde 1985. A data foi escolhida por causa do Live Aid, um show beneficente organizado por Bob Geldof no mesmo ano. O evento reuniu bandas de Rock em um show que aconteceu simultaneamente na Filadélfia, nos Estados Unidos, na Inglaterra e em Londres. A façanha de Bob Geldof teve como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar a combater a fome na Etiópia. O Show contou com a presença ilustre de vários cantores famosos como, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, BB Kind, Queen e Madonna.

Desde então a data passou a ser oficialmente o Dia Mundial do Rock no mundo inteiro. Além de ter alertado o mundo para a condição social e a miséria na África, a causa nobre organizada por Bob foi ponto de partida para várias outras ações. Em 2005 Bob organizou o Live 8, o que seria outra versão do evento, para tentar pressionar os líderes do acordo econômico, o G8, para que eles perdoassem a dívida externa dos países pobres a fim de erradicar a miséria nesses países ou torná-la menor.

Que tal comemorar o Dia do Rock?

A data é uma oportunidade para comemorar com os amigos que curtem o estilo musical e presenteá-los com mimos relacionados ao dia. Uma boa dica de presente é dar instrumentos musicais como guitarras, violões, baterias, ou qualquer outro instrumento que seu amigo curta. Outra opção é dar CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos ou até mesmo camisetas de bandas ou que identifiquem a “tribo do Rock”.

O Dia Mundial do Rock também é uma ótima oportunidade para reunir os amigos roqueiros, ir a um show de alguma banda de Rock, ou promover um encontro com roqueiros de outras “tribos”. Outra maneira de curtir o dia é se dedicar a alguma causa social e relembrar o que deu origem à comemoração. Se este for o objetivo, faça como o Bob Geldof: organize alguma ação no dia 13 de julho e chame os amigos para celebrar com você o Dia Mundial do Rock.