Voto – Ato de Democracia

Voto é Ato de Democracia

Voto é Ato de Democracia

O voto é um direito de toda população que vive em democracia, onde consiste a escolha individual do candidato que devera assumir e representar a sociedade pela qual foi eleito.

O cidadão deve avaliar o candidato a ser votado pelos planos e projetos que propõe implementar na região.

O voto é obrigatório por lei para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, sendo que jovens acima de 16 anos já podem votar.

A população deve ter consciência para um voto justo e incorruptível, sendo que o voto deve ser realizado a partir de forma honesta e de satisfação do eleitor no candidato pelas melhorias que tem a oferecer a população após ser eleito, não podendo aceitar subornos, dinheiro, cestas básicas, brinquedos e entre outros favores pessoais.

A venda de votos é concretizada quando o eleitor aceita a troca feita por um ou mais candidatos.

De acordo com a lei nº 9.840, de 28 de setembro de 1999, o candidato que oferecer qualquer benefício em troca de votos poderá ser punido com multa e cassação da candidatura.

Cassação é a punição que proíbe ao candidato condenado o direito de ocupar um cargo público e de ser eleito a qualquer outra função por um determinado período de tempo.

Devemos ficar bem atentos no período de votação aos projetos que cada candidato tem a oferecer e investigar mais a respeito do passado dos futuros representantes do povo.

Lembrando ainda que o candidato que se utiliza da compra de votos junto aos eleitores não será um bom representante do povo e com certeza irá utilizar o poder de seu cargo em beneficio próprio cometendo outras irregularidades, assim prejudicando cada vez mais o povo.

Somos nós eleitores que vamos decidir quem vai nos representar agora por mais quatro anos, portanto muita atenção em quem votar, então vamos exercer o poder de democracia.